plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Corpo de Bombeiros abandona viaturas usadas em incêndios

Apenas 12 viaturas de atuação contra incêndios do Corpo de Bombeiros estão disponíveis para os 6 municípios da Região Metropolitana de Belém. A informação é da própria corporação. Isso para um total de 2,1 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto

Apenas 12 viaturas de atuação contra incêndios do Corpo de Bombeiros estão disponíveis para os 6 municípios da Região Metropolitana de Belém. A informação é da própria corporação. Isso para um total de 2,1 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o pior de tudo: a população poderia contar com um número maior de carros, já que no Centro de Manutenção da corporação, localizado em Ananindeua, muitos veículos estão abandonados.

Imagens do descaso com o dinheiro público foram obtidas com exclusividade pelo DIÁRIO e também pela RBA TV. De acordo com integrantes da própria corporação, é real a situação de abandono não só da frota, como da própria estrutura do órgão, bem como do efetivo - que inclusive não daria conta, quantitativamente, de colocar mais carros pra circular nas ruas.

Nas imagens é possível ver viaturas expostas em um terreno baldio, enferrujando em meio ao mato crescente. A piscina do Centro de Treinamento também está em estado precário, de acordo com as denúncias recebidas pelo DIÁRIO, pois teria se tornado um criadouro de mosquitos em vez de receber os oficiais para treinamento.

CHEQUE MORADIA

Os mesmos denunciantes fazem revelações de cunho político, dando conta de que o subcomandante geral coronel Augusto Lima, o coronel adjunto da Defesa Civil Cantuária Moutinho e o coronel Idbas Filho fazem acordos com a secretária extraordinária de Estado, Izabela Jatene, filha do governador do Estado, Simão Jatene (PSDB), relacionados à distribuição de cheque moradia para se manter nos cargos que ocupam. Enquanto isso, a corporação segue entregue ao abandono.

As viaturas estão no centro de treinamento dos Bombeiros em Ananindeua (Foto: Reprodução)

Além disso, há outros carros oficiais largados no local (Foto: Reprodução)

CORPO DE BOMBEIROS

Em nota, a assessoria de Comunicação do CBM informou possuir um dos maiores poderes operacionais da região Norte, e ainda que o Centro de Manutenção recebe as viaturas que estão em processo de descarga, mas negou situação de abandono. No mesmo texto, confirma as 12 viaturas em atividade, e que as ocorrências de incêndio recebem cerca de seis viaturas ou mais, se necessário.

Em relação à piscina, a assessoria repassou que o processo para aquisição de materiais para manutenção plena está em trâmite, mas que a manutenção básica é feita normalmente. Sobre as acusações de teor político, nega todas ao afirmar que a corporação não possui partido e pauta a atuação em uma conduta estritamente técnica.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias