plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Da busca pelo emprego até a vaga obtida: veja como fazer

Conseguir um emprego, de preferência ainda no começo de 2018, é um sonho de muitas pessoas que esperam por uma oportunidade. Mesmo o Pará apresentando um saldo positivo na geração de empregos, com a criação de 729 novos postos de trabalho no último mês, a

Conseguir um emprego, de preferência ainda no começo de 2018, é um sonho de muitas pessoas que esperam por uma oportunidade. Mesmo o Pará apresentando um saldo positivo na geração de empregos, com a criação de 729 novos postos de trabalho no último mês, a situação ainda é complicada. É o que aponta o gestor de Recursos Humanos Edivaldo Meireles, fundador de uma empresa que capacita profissionais. “A pessoa tem de estar sempre preparada. Não pode esperar, tem de ir atrás”, orienta.

A internet é um dos meios de saber das vagas. Além dos grupos das redes sociais, há diversos sites de busca de empregos. A orientação é de se cadastrar em quantos puder, já que alguns são pagos. Mesmo estando disponível, deve-se criar uma rotina, como se estivesse empregado: acordar cedo, fazer as pesquisas e ler notícias para ficar atualizado são alguns dos hábitos que
devem ser mantidos.

Outro passo importante é a elaboração de um bom currículo. A analista em RH Carla Câmara orienta que se faça algo simples, apenas com informações relevantes. Segundo ela, a análise leva, em média, 30 segundos. “Não coloque fonte extravagante, nem bordas e muitas cores”, observa. Números de documentos pessoais não devem ser colocados, mas é importante dizer que está tudo certo com a documentação. A foto deve ser no modelo de 3X4. “Nada de imagem do perfil do facebook”, diz.

Uma vez chamado para a entrevista de emprego, estude a empresa. Saiba o serviço que ela presta, os seus valores e missões. No dia, chegue cedo, ao menos 30 minutos antes, para ter noção do clima organizacional da instituição. “Converse com a secretária, porteiros, observe como as pessoas trabalham por ali”, recomenda Edivaldo Meireles.

O especialista ressalta que a aparência é o cartão de visita do profissional. As mulheres devem ir com maquiagens leves, cabelos arrumados, unhas feitas e nada de roupas e acessórios chamativos. “Veja o perfil dos funcionários e vá como se você já trabalhasse ali”, diz Edivaldo. Para os homens, a barba deve estar bem-feita. “O rosto deve ir limpo. Se tiver tatuagem, coloque uma roupa que cubra, pois não sabemos o que pensa o avaliador”, destaca.

Fazer perguntas ao entrevistador é uma boa maneira de impressionar. “Questione algo sobre a empresa”, orienta. O candidato jamais deve falar mentiras e, quando responder a uma pergunta, deve procurar olhar nos olhos. “O corpo e o rosto falam. Os psicólogos - que geralmente são entrevistadores - sabem quando a verdade não é dita”, explica Edivaldo. Sobre o salário, a dica é esperar a proposta da empresa, e, se for perguntado, dar um valor referente ao praticado no mercado.

Conquistou a vaga? Não tema os primeiros dias. A orientação é ser proativo, não ficar parado esperando ser procurado pelo chefe. “Para crescer, a pessoa deve ter atitude. Mostrar compromisso e vontade de alcançar cargos mais altos”, destaca o especialista. Também é fundamental ser pontual. “É importante mostrar interesse. O atraso mexe com a rotina da equipe”. Também é importante buscar sempre se qualificar. Fazer cursos, especializações, mesmo trabalhando.

ALGUNS SITES DE BUSCA DE EMPREGO

Vagas.com.br

www.bne.com.br

www.sine.com.br

http://www.catho. com.br/

http://www.trovit. com.br/

BUSCA PELO EMPREGO

- Avalie as suas oportunidades

- Busque novos mercados

- Tenha uma atitude empreendedora para conquistar a vaga: telefone, mande e-mail, insista

- Reative sua lista de contatos

- Mantenha-se atualizado

CURRÍCULO

Dados pessoais: nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente.

Objetivo: deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.

Formação acadêmica: coloque o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.).

Experiência profissional: mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma sucinta.

Idiomas: cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui.

Informática: coloque o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet.

Cursos: Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.

ENTREVISTA

- Vá vestido como se você já trabalhasse na instituição
- Cuidado com a fala: evite erros de português e gírias
- Valorize a experiência acadêmica: comente sobre o que você já fez e sabe fazer, em que trabalhou.
- Estude a empresa e faça perguntas inteligente aos avaliador.
- Vá sabendo os seus pontos positivos e negativos.
- Nunca minta. Seja você mesmo na entrevista.

FONTES: Catho e vagas.com

NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO

- Você será apresentado a muitas pessoas no mesmo dia. Será difícil lembrar do nome de todos, mas atente para se manter cordial, sem excessos. Colegas da sua equipe e gestor são as pessoas com quem você deverá ter mais atenção.

- Por mais que você domine sua área de atuação, empresas possuem diferentes processos para lidar com as atribuições de cada um. Algumas organizações têm uma cultura mais descontraída e apostam na sua proatividade. Outras acham que é melhor dar um tempo para você se ambientar e apresentam todas as suas tarefas aos poucos.

- Se você é gestor, uma reunião com a equipe para conhecer sua sinergia e observar como cada um se coloca e o nível de colaboração com a sua gestão é um bom início.

- Se você não é gestor, aguarde o momento de receber orientação sobre as prioridades da área naquele momento: muitas vezes seu superior vai ter de cumprir uma rotina de reuniões agendadas antes da sua chegada; portanto, paciência.

- É bem possível que um colega de trabalho seja encarregado de apresentar sua rotina de trabalho. Escute, pergunte sempre o necessário. É momento de tirar dúvidas para que não haja retrabalho de alguém para que você execute suas tarefas.

- Não traga seus objetos pessoais para decorar sua mesa nos primeiros dias. Observe as mesas dos colegas e superiores para ter um parâmetro sobre o que colocar na sua. Se vai cair bem trazer aquela foto de família, a caneca do time do futebol. “Dançar conforme a música” também serve para a customização do seu local de trabalho.

- Ao ser orientado sobre os projetos sob sua responsabilidade, anote tudo e, de preferência, já desenvolva seu cronograma, com a previsão de prazo para execução de cada item. Isso vai ajudá-lo a se organizar e responder às expectativas dentro das suas possibilidades.

- A não ser que seja solicitado que você fique até mais tarde, saia no horário informado na sua contratação. Não é um bom momento querer “mostrar serviço” em relação aos demais colegas. Seja cauteloso para não parecer competitivo.

- Aceite ajuda, mas cuidado com colegas que eventualmente venha contar “fofocas” da empresa sem conhecê-lo.

FONTE: vagas.com

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias