plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ministro Helder Barbalho participa de festividade em Bragança

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou nesta terça-feira (26) da Festividade de São Benedito, em Bragança, conhecida como “Marujada”, que reúne mais de 50 mil pessoas nas ruas da cidade todos os anos. Helder Barbalho chegou em Bra

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou nesta terça-feira (26) da Festividade de São Benedito, em Bragança, conhecida como “Marujada”, que reúne mais de 50 mil pessoas nas ruas da cidade todos os anos.

Helder Barbalho chegou em Bragança pela manhã junto com uma comitiva para participar da festividade, que rendeu longos elogios por parte do ministro que disse ter imensa satisfação por contemplar um momento que marca o fortalecimento religioso e a grande representação cultural para o município.

"Esta é uma ocasião que está sempre agendada no meu calendário, quando esse momento posterior ao Natal para vir agradecer a São Benedito e valorizar essa cultura tão importante”, disse o ministro.

Acompanhavam o ministro o deputado federal Lúcio Vale, o prefeito de Capanema, Chico Neto, e o vice-prefeito de Capanema, Claudionor Moreira.

PROGRAMAÇÃO

A programação da festividade começou forte às 7h com uma missa campal celebrada pelo padre Gerenaldo Messias. Seguida de um cortejo realizado até o Teatro Museu da Marujada, onde os participantes dançam os seis ritmos que fazem parte da manifestação: o retumbão, o xote bragantino, o chorado, a valsa, a mazurca e a contradança.

(Foto: José Clemente Schwartz)

LEILÃO DAS PITOMBAS

Foi realizado também o tradicional Leilão do Santo, no Salão Beneditino, onde foram apregoados donativos oferecidos pelos devotos, como suínos, gados, imagens do próprio São Benedito e cachos de pitombas. E, por incrível que pareça, os cachos de pitombas são de longe os itens mais cobiçados pelo público, que chega a oferecer até mil reais por um único cacho.

Após um almoço oferecido pelo juiz Luiz Augusto Soares, os participantes seguiram em uma procissão que saiu da igreja de São Benedito, percorrendo as principais ruas do centro da cidade quando retornou ao ponto de partida sob calorosa salva de palmas e acenos de chapéus. A manifestação teve fim à meia noite, quando a marujada deu um abraço simbólico, dançando ao redor da igreja de São Benedito.

MARUJADA E O PATRIMÔNIO CULTURAL

Durante o evento, a deputada federal Simone Morgado, autora da lei nº 7.330/09, que tornou a marujada de Bragança Patrimônio Artístico e Cultural do Pará, justificou sua iniciativa para a criação da matéria sancionada pelo Estado:

"Assim que assumi uma cadeira no Poder Legislativo pela primeira vez, ainda como deputada estadual, me preocupei para que a marujada de Bragança tivesse tal reconhecimento, por acreditar na grandiosidade deste evento de cultura e fé, que tanto traz benefícios para Bragança".

> Veja mais fotos do evento clicando AQUI

(Com informações de José Clemente Schwartz)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias