plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Doações de sangue caem 40% no fim do ano

O fim do ano é um convite para exercer a solidariedade. E nada melhor que salvar vidas doando sangue. Diante da baixa no número de doadores nesta época, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) convoca os voluntários para preservar

O fim do ano é um convite para exercer a solidariedade. E nada melhor que salvar vidas doando sangue. Diante da baixa no número de doadores nesta época, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) convoca os voluntários para preservar o estoque. A assistente administrativa, Fernanda Dias, 23 anos, chegou às 9h do último sábado (23) ao Hemopa para fazer a doação. “Nesta época, as pessoas viajam e há muitos acidentes nas estradas, por isso reunimos 20 pessoas para doarem”, explica. Para a funcionária pública Nataly Castilho, 29, não há melhor forma de solidariedade que ajudar o próximo. “Não sabemos quem vai receber, mas alguém vai se recuperar com este sangue”, argumenta.

Aos 19 anos, o analista de sistema Roberto Farias, 26, foi convidado a doar quando seus amigos passaram por uma cirurgia. Desde então, a prática é feita costumeiramente. “Faço assim quando posso. É importante neste período e também próximo ao carnaval”. Na correria das festas, o número de doadores no Hemopa cai em pelo menos 40%. A ausência preocupa, pois neste período o estoque diminui e a procura aumenta. “Os acidentes são constantes nas estradas e abastecemos o interior do Estado”, explica a assistente social da fundação, Lilian Bouth.

Para fazer a doação, é preciso estar bem alimentado, descansado e com todos os documentos pessoais - identidade, CPF e comprovante de residência - em mãos. Os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis e a doação deve ser feita no intervalo de 60 dias para homens e 90 para mulheres. As doações podem ser feitas na travessa Padre Eutíquio, 2109, Batista Campos, e no Hemopa Castanheira, localizado no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1).

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias