plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Obra inacabada do BRT traz transtornos para moradores

Anunciado ainda em maio deste ano pela Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém (Semob), o terminal do Tapanã, mais uma estação do trecho da avenida Augusto Montenegro do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), continua inacabado. Localizado em um ponto

Anunciado ainda em maio deste ano pela Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém (Semob), o terminal do Tapanã, mais uma estação do trecho da avenida Augusto Montenegro do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), continua inacabado. Localizado em um ponto crítico da via, na rotatória com a rodovia Mário Covas, zona de grande fluxo de carros, a lentidão da obra causa transtornos no trânsito da área, em todos os horários, e a falta de manutenção das vias cria buracos fundos que danificam os veículos dos moradores e trabalhadores da região.

A vigilante e empregada doméstica Márcia Dias, 42 anos, já quase não sai mais de casa com o carro, para evitar o estresse. “Não adianta, é perda de tempo. É muito mais fácil ir andando do que dirigindo. O engarrafamento aqui é constante e à noite fica insuportável. Ninguém consegue ir nem vir”, critica a moradora. Ela denuncia que raramente vê agentes de trânsito na região para auxiliar motoristas e pedestres e melhorar o tráfego e que por isso, ali no cruzamento, fica um caos total.

O taxista Walber Silva, 44, que possui um ponto próximo à esquina da estação, chama a atenção para a grande quantidade de buracos e lama presentes nas duas vias que, como se não bastassem as interdições da obra, deixam o tráfego ainda mais vagaroso. “Isso dá prejuízo. Além de os buracos acabarem com a suspensão do nosso carro, a gente gasta muito tempo tentando sair daqui para fazer uma corrida, e perde cliente”, comenta.

O professor Charles Aleixo, 47, também se sente prejudicado pelos atrasos da Prefeitura em terminar a obra. “Um percurso que normalmente a gente faria em 40 minutos estamos levando de uma hora e meia a duas horas. É um absurdo. Para onde vai a nossa qualidade de vida?”, comenta.

OUTROS PROBLEMAS

Esses e outros problemas, no entanto, se repetem em outros pontos da obra na Augusto Montenegro e até no trecho considerado pronto da avenida Almirante Barroso. No dia 12, por exemplo, o DIÁRIO denunciou a grande quantidade de estações prontas do sistema que estão em completo desuso. Foram identificados seis terminais abandonados de um total de onze que já estão prontos. Além disso, no último sábado (16), o jornal mostrou a falta de sinalização em parte do km 5 da avenida Augusto Montenegro, onde não há faixas de pedestres nem alertas de diminuição de velocidade, onde o semáforo não funciona, entre outros problemas que põem em risco a vida dos pedestres.

RESPOSTA

SEURB

- A Secretaria Municipal de Urbanismo informou, em nota, que as obras do BRT seguem no perímetro entre Independência e Icoaraci, que está dividido em três trechos. No trecho até o Tapanã, a canaleta do BRT está concluída e o trabalho também se concentra no viaduto Independência, que está com 70% da obra executada. o Terminal Tapanã está em fase de acabamento, com 95% da obra concluída. A previsão de entrega é 2018.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias