plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pórtico Metrópole: 2017 está acabando e nada de melhorias

Um novo ano está chegando, mas os problemas encontrados no Pórtico Metrópole continuam sem serem resolvidos. O espaço localizado no km 1 da rodovia BR-316 - que dá acesso a um shopping center-está abandonado pela Prefeitura de Belém. Paredes pichadas, esc

Um novo ano está chegando, mas os problemas encontrados no Pórtico Metrópole continuam sem serem resolvidos. O espaço localizado no km 1 da rodovia BR-316 - que dá acesso a um shopping center-está abandonado pela Prefeitura de Belém. Paredes pichadas, escadas rolantes e elevadores com defeito estão entre as situações de descaso encontradas. Esse quadro já vem sendo noticiado constantemente pelo DIÁRIO. Há cerca de um mês, a reportagem esteve no local e os problemas
eram semelhantes.

O Pórtico Metrópole foi construído em setembro de 2011 pelo então prefeito Duciomar Costa, com o objetivo de garantir a travessia em segurança dos pedestres pela BR-316. Hoje, o descaso com o espaço é alvo de muitas reclamações. “Esse abandono é o mesmo que brincar com o dinheiro do contribuinte. E o pior: não se importar com a necessidade de quem passa por aqui”, disse Raíssa Almeida, 27 anos, administradora.

A revolta é ainda maior em quem usa o Pórtico Metrópole carregando muito peso. “Chegar aqui cheio de sacolas pesadas de compras e saber que as escadas rolantes e o elevador não estão funcionando dá até uma tristeza”, lamentou Emanoel Damasceno, 48 anos, funcionário público.

Mas, a acessibilidade não é o único problema encontrado no espaço. A insegurança também amedronta quem usa o local. “Se é um espaço administrado pela Prefeitura de Belém, então era pra ter guardas municipais aqui. Mas não, ficamos à mercê de assaltos aqui nesse Pórtico abandonado”, reclamou Renata Matos, 31 anos, atendente.

Ainda de acordo com os usuários do Pórtico, o risco de assaltos aumenta ainda mais nesse período de compras para as festas de Natal e Réveillon, quando as pessoas saem com sacolas cheias do shopping e precisam passar pela passarela. “Sem segurança da guarda aqui, claro que os presentes comprados podem ser alvos dos assaltantes”, disse Jader Rabelo”, 42 anos, motorista.

Paredes pichadas dão ao espaço um aspecto ainda maior de abandono (Foto: Antônio Melo)

RECLAMAÇÕES

Para os usuários, a situação de abandono do Pórtico Metrópole faz com que eles percam as esperanças de que o local seja revitalizado pela Prefeitura de Belém. “É complicado porque já fazem anos que esse elevador e as escadas não funcionam”, concluiu Cibele Silva, 34 anos, dona de casa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) informou que está em fase final o processo licitatório para a contratação da nova empresa que fará a manutenção corretiva e preventiva dos elevadores e escadas rolantes do Pórtico Metrópole.

Enquanto isso, a Secon afirma também que realiza negociações com a direção do shopping para contribuir com o gerenciamento e a conservação do local. A Prefeitura diz ainda qu as ações para amenizar a situação incluem a segurança preventiva dos frequentadores pela Guarda Municipal (GMB) e a limpeza do espaço pelos agentes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

(Alexandre Nascimento/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias