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Sem uso, estações fantasmas do BRT estão se deteriorando

As obras do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), em Belém, já estão teoricamente concluídas no trecho entre a avenida Almirante Barroso e a Augusto Montenegro com a Independência. Mas, além do pouco uso do ônibus biarticulado que deveria facilitar a mobilidad

As obras do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), em Belém, já estão teoricamente concluídas no trecho entre a avenida Almirante Barroso e a Augusto Montenegro com a Independência. Mas, além do pouco uso do ônibus biarticulado que deveria facilitar a mobilidade urbana da população, outro problema incomoda os belenenses. Das 11 estações que começaram a ser feitas em maio de 2016 e já teriam sido entregues pela Prefeitura, apenas três, e mais os terminais de São Brás e Mangueirão estão funcionando. Enquanto isso, as demais permanecem fechadas, já foram pichadas e algumas até depredadas.

Basta passar pelas avenidas para ver o descaso com o dinheiro público. A Estação Templo Central, na avenida Augusto Montenegro, por exemplo, não funciona. Um dos vidros foi quebrado, as grades da rampa de acesso estão amassadas e algumas luminárias também foram destruídas. O local está pichado, assim como todos os outros.

O estado da estação provoca revolta na servidora pública Graça Martins, 60 anos, que mora no Parque Verde e usa o transporte coletivo para se locomover. “Foi tanto dinheiro e transtorno com a obra para ficar fechada? Isso é um absurdo”, critica. Outra reclamação de Graça é o horário de funcionamento do BRT. “Um ônibus grande, que ia nos ajudar, só funciona depois das 8h. Os trabalhadores saem cedo”, comenta. O funcionário público Elói Silva, 61, viu o momento em que um ônibus expresso colidiu com uma das grades da estação. “Já tem mais de 5 meses, e ninguém conserta isso Até agora não serve para nada”, reclama.

Mesmo sem ser utilizada, a estação está depredada. (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

VANDALISMO

Alexandre Melo, 43, que mora ali próximo, também já testemunhou ações de vandalismo no local. “Um homem, aparentemente drogado, quebrou as luminárias. Às vezes, o sensor da porta fica ligado sem ninguém estar usando”, relembra. Ele conta também que a estação serve de sanitário público e de abrigo para moradores de rua.

Na Augusto Montenegro, a estação da Marambaia é a única que funciona. Mas pouco se vê alguém usando o local. A cada 20 minutos que o ônibus biarticulado passa, este vem vazio e nem ao menos para. A situação se repete na avenida Almirante Barroso. Por 30 minutos, a reportagem permaneceu na estação Antônio Baena. No local, apenas o funcionário da catraca e outra da limpeza permaneciam no espaço.

A pouca utilização incomoda a população. A técnica de enfermagem Elizete Costa, 36, conta que nunca conseguiu usar o BRT. “Ele serve para ir apenas até o Mangueirão, passa em determinados horários. Isso não ajuda quem precisa ir para Icoaraci, por exemplo”, observa a moradora do bairro do Marco.

Na estação Antônio Baena, o vazio só é quebrado pelo funcionário solitário. (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que estão em operação o Terminal Mangueirão, Estação Marambaia, Estação Júlio César, Estação Antônio Baena/Curuzu e Terminal São Brás. As demais estações passarão a funcionar quando a parte de sistema e T.I. for entregue pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). No caso da Estação Templo Centenário, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) esclarece que, em abril deste ano, um acidente envolvendo uma moto e um ônibus danificou parte da estrutura da estação, porém já está providenciando os procedimentos necessários para a realização dos reparos.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

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