plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Oito dicas para economizar dentro de casa

Para que se alcance a tão esperada organização financeira, a economia precisa iniciar ainda dentro de casa. Seja a partir da redução da conta de energia elétrica ou do melhor aproveitamento dos alimentos comprados, mudanças de comportamento relativamente

Para que se alcance a tão esperada organização financeira, a economia precisa iniciar ainda dentro de casa. Seja a partir da redução da conta de energia elétrica ou do melhor aproveitamento dos alimentos comprados, mudanças de comportamento relativamente simples podem fazer a diferença no orçamento no fim do mês.

Antes que se adotem estratégias de redução de custos, a primeira medida deve ser uma conversa entre os membros da família que será afetada pelas mudanças. É o que recomenda a educadora financeira Patrícia Godoy.

Segundo ela, somente com o apoio e compreensão de todos será possível manter o planejado. “Uma família não deixa de ser uma empresa e, para geri-la corretamente, é preciso ter noção de quanto se ganha e do quanto se pode gastar”, relaciona. “Todos devem estar alinhados para buscar o objetivo comum que é reduzir os custos”.

COMPROMISSO

Esse comprometimento entre os membros da família é necessário porque a busca pela redução dos gastos dentro de casa depende do alinhamento de algumas medidas por parte de todos. Também é importante que sejam definidos os sonhos coletivos e individuais dos moradores da casa, pois são eles que, na maior parte das vezes, impulsionam a mudança de comportamento. “É preciso conversar com as crianças e explicar que nem tudo pode ser comprado. A família deve definir até onde pode comprar e isso também vale para esse período do Natal”.

8 dicas para economizar dentro de casa (Ilustração 1)

A partir do planejamento familiar é possível identificar onde estão os maiores gastos e, principalmente, onde se é capaz de reduzir. E as reduções podem - e devem -, ir além do simples planejamento de novas compras.

Os próprios hábitos do cotidiano – que envolvem utilização de água e energia elétrica, planejamento da alimentação, entre outros – precisam ser adequados para que se economize e, ainda, se diminua o desperdício. O portal de orientação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, iniciativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dá algumas dicas que podem ser adotadas para economizar dentro de casa.

O QUE VOCÊ FAZ PARA ECONOMIZAR EM CASA?

“Lá em casa, a gente economiza em vários pontos. Paramos mais de usar o carro, agora usamos mais a moto. Durante o dia, deixamos tudo desligado. Pesquisamos antes de comprar e assim vai. Eu sempre fui muito econômico, mas minha esposa teve de se adaptar. A gente sempre conversa sobre isso”, Maurício de Souza, 53, autônomo.

“Eu tiro tudo da tomada, ponho só quando for usar. Supermercado é no atacado e onde for mais barato. Com a água, tem de ter cuidado. Há um tempo, estava vindo caro e eu percebi que era uma torneira que estava vazando. Depois que mandei consertar, passei a pagar três vezes menos”, Cristina Leão, 62, comerciante.

8 dicas para economizar dentro de casa (Ilustração 2)

“A gente economiza em tudo que pode. Evitar desperdiçar água, sujar louça demais. Luz ligada só de noite. TV e som usamos pouco. Minha mulher cuida da parte do supermercado porque ela tem mais noção do que é melhor comprar, do que dura mais, do que é mais barato”, Marcelo Viana, 38, Técnico de TI.

(Cintia Magno/Diário do Pará com Redação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias