plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Simpósio vai debater impactos ambientais, saúde, direito e geração de resíduos na Amazônia

Se os 6,9 milhões de km² da Floresta Amazônica continuarem a ser desmatados, as mudanças climáticas serão cada vez mais profundas e prejudiciais aos seres vivos. Para propor soluções a esta iminente problemática e ainda trazer para debate assuntos como de

Se os 6,9 milhões de km² da Floresta Amazônica continuarem a ser desmatados, as mudanças climáticas serão cada vez mais profundas e prejudiciais aos seres vivos. Para propor soluções a esta iminente problemática e ainda trazer para debate assuntos como desenvolvimento sustentável, consumo, geração de resíduos, comunicação, políticas públicas para povos indígenas e saúde na Amazônia, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará(Uepa) promove o VI Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais na Amazônia. O evento começa nesta quarta-feira, 29 de novembro, e vai até sexta, 1 de dezembro, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia(CCNT).

O tema central do evento é "Perspectivas e inovações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia’". A programação é gratuita e aberta ao público interessado nas temáticas da Região Amazônica. A cerimônia de abertura será hoje(29), às 16h30, no Auditório do CCNT, e contará com a palestra da professora doutora em Educação, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus de Baurú(SP). Ela abordará a ‘’Formação de Professores a partir da Interdisciplinaridade’’. Em seguida, a professora doutora em Zoologia, Ana Lúcia Nunes Gutjahr, falará sobre ‘’A Importância do Conhecimento Científico para Proteção da Biodiversidade’’.

Foram convidados pesquisadores especialistas tanto para os debates quanto para ministrar os nove minicursos e quatro oficinas oferecidos gratuitamente a comunidade. Despertar o olhar crítico sobre o meio ambiente e a sociedade é a finalidade do minicurso Educação Ambiental Crítica – Princípios e Práticas. Para quem tem dificuldade com a escrita acadêmica de artigos, o Simpósio oferece o minicurso Redação para Artigos Científicos.

OFICINAS

No ciclo de oficinas, a professora doutora Priscila Sanjuan de Medeiros irá ensinar o passo a passo de como preencher o Currículo Lattes corretamente, visto que a plataforma é a identidade profissional do pesquisador, professor e acadêmico. “Vamos mostrar os principais pontos avaliados do Currículo, as formas corretas de inserir as capacitações. A ideia é que seja um minicurso prático. Ainda há dificuldade de alunos e professores já inseridos nas instituições em preencher o Lattes. O Currículo precisa estar sempre atualizado”, enfatiza ela.

O EVENTO

O Simpósio é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa. Este ano cerca de 1.300 pessoas se inscreveram e mais de 300 submeteram trabalhos científicos, que estarão em exposição para o público. O coordenador do PPGCA, professor Altem Pontes, reforça a importância das discussões para a Amazônia. “Tudo que é feito na Amazônia tem como justificativa a geração de renda para o país e a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Mas é ao contrário, a Amazônia é uma espécie de ‘colônia’ de exploração do Brasil e aqui só ficam os impactos ambientais, os conflitos socioambientais e a miséria para a imensa maioria da população”.

SERVIÇO

VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia

Quando? 29 de novembro a 1 de dezembro

Onde? Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) - Travessa Enéas Pinheiro, 2626, Marco, Belém.

(Com informações da UEPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias