plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hapvida lança programa para estimular o parto normal

O Brasil é o país que mais faz cesarianas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O País faz 8,5 cesáreas a cada 10 partos normais e preocupa órgãos de saúde, como a Agência Nacional de Saúde (ANS). O recomendado é de apenas 1,5 a ca

O Brasil é o país que mais faz cesarianas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O País faz 8,5 cesáreas a cada 10 partos normais e preocupa órgãos de saúde, como a Agência Nacional de Saúde (ANS). O recomendado é de apenas 1,5 a cada dezena de nascimentos.

Em parceria com a ANS, a operadora de saúde Hapvida, quarta maior do país e a primeira da região Norte, lançou ontem (23), em Belém, o programa Nascer Bem, especializado na segurança e saúde de gestantes durante o parto e o pré-natal. “Buscamos orientar a grávida a desmistificar essa ideia de que o parto normal é algo anormal. Muito pelo contrário, ele é mais seguro e muito mais saudável”, explica o diretor médico do Hospital RioMar, Francisco Renée.

Ele garante que a recuperação do parto normal é mais saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê, e que, por isso, faz parte do programa estimular a mudança dessas estatísticas. “Apesar de o Nascer Bem estar sendo lançado agora, nós já implementamos várias de suas políticas desde janeiro e já tivemos resultados não apenas positivos como crescentes”, continua o especialista.

Simone Varella, diretora nacional de comunicação e marketing da Hapvida, explica que Belém é a primeira cidade do Norte e a quarta capital do país a receber o projeto, que já funciona em Fortaleza, Recife e Salvador. “Nas cidades que já possuem o programa houve uma queda de cerca de 20% no número de internações em UTIs neonatais”, comenta. “Infelizmente, no Brasil, temos uma cultura de cesária, que vai na contramão de países mais desenvolvidos”, continua. “O que nós queremos, acima de tudo, é promover saúde. Estar mais perto das famílias e acompanhar com cuidado e atenção esse período tão bonito que é a gestação”, finaliza Varella.

O ACOMPANHAMENTO

O programa conta ainda com uma equipe grande e multidisciplinar formada por médico prenatalistas, enfermeiros obstetras, técnicos em enfermagem presentes nos hospitais e ambulatórios da operadora, além de uma base de dados integrada que permite o acompanhamento completa da gestação, desde a primeira consulta pré-natal à recuperação pós-parto.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias