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Festival Estrela Azul: sucesso absoluto na gastronomia

Foram 25 dias de sucesso absoluto. O festival gastronômico Estrela Azul chegou ao fim no domingo passado (12) e já deixou saudades. Os restaurantes participantes, em Belém, venderam pratos exclusivos por apenas R$ 49,90, com entrada, prato principal e sob

Foram 25 dias de sucesso absoluto. O festival gastronômico Estrela Azul chegou ao fim no domingo passado (12) e já deixou saudades. Os restaurantes participantes, em Belém, venderam pratos exclusivos por apenas R$ 49,90, com entrada, prato principal e sobremesa. O evento trouxe a oportunidade inédita de o público paraense saborear diversos tipos de comida e conhecer novos ambientes por um preço acessível. Somente em 11 dos 24 restaurantes participantes do festival, cerca de 13,5 mil pratos foram vendidos.

A recepção do público foi tão grande que a resposta de restaurantes participantes é a mesma: presença confirmada na próxima edição. O proprietário do Brasileirinho, por exemplo, conta que não imaginava que o resultado seria tão expressivo. Segundo ele, houve movimento muito grande do início ao fim e uma excelente aceitação do prato. “Acho que acertaram em cheio no período escolhido, entre o Círio e o Natal, que normalmente é mais parado nos restaurantes. Mas, com o festival, ficou bem agitado”, observa Alexandre Barros.

Prato do restaurante Gratto. (Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará)

Os representantes dos restaurantes participantes concordam em outro ponto: o festival superou as expectativas. O evento de 25 dias atraiu uma nova clientela aos estabelecimentos. No Cité, por exemplo, o Estrela Azul possibilitou que um público que há algum tempo não aparecia pudesse retornar ao restaurante. “Além dos clientes usuais, teve um público que começou a visitar de novo a casa, percebeu que o Cité também tem outras promoções e opções acessíveis e muitos acabaram voltando para degustar o cardápio do festival”, conta o chef e proprietário do Cité, Eduardo Amaral.

Botando a conversa em dia saboreando o prato do La Madre. (Foto: Irene Almeida/Diário do Pará)

GERAÇÃO DE RENDA

Além de deixar clientes e restaurantes satisfeitos, o festival Estrela Azul trouxe mais um ponto positivo: a geração de empregos. A demanda foi tão grande nos dias de evento que vários estabelecimentos precisaram ampliar a rede de colaboradores, como no Brasileirinho e no Picanha & Cia, onde foi preciso contratar mais garçons. Em outros locais, logo nos primeiros dias, soube-se que era preciso expandir o depósito de suprimentos para dar conta da demanda. Foi o caso, por exemplo, do Capone e do Buiagu. No Point do Açaí, inicialmente estava programado para apenas o casarão principal integrar o festival.

Contudo, a procura foi muito além do que se esperava. Por isso, o restaurante decidiu ampliar para as suas três unidades em Belém. Já o Tutto ficou contente de ter decidido abrir a casa para o festival durante todo seu horário de funcionamento. “Foi maravilhoso. Uma oportunidade de conseguir novos clientes, mas o cliente de sempre também aproveitou”, comentou Ricardo Riccio, proprietário do Tutto.

Prato do Manjar das Garças. (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Para comemorar o sucesso do festival, será realizado, nesta segunda-feira (20), um coquetel com parceiros do projeto.

O FESTIVAL

O festival gastronômico Estrela Azul faz parte de uma série de ações que o Grupo RBA, em especial o DIÁRIO, produz para incentivar a gastronomia paraense, desde o projeto Passaporte Belém, cuja 1ª edição foi realizada em 2014. O festival teve o patrocínio do Boulevard Shopping, Claro, AgroPalma, Hapvida e Tijuca. A edição de 2018 já está em processo de planejamento.

VENDAS DOS PRATOS EM ALGUNS RESTAURANTES

Brasileirinho - Mais de 700 unidades
Bowling & Sport Bar: 292 unidades
Casa D’Noca; 300 unidades
A Forneria: 1.050 unidades
Point do Açaí - 930 unidades
Famiglia Sicilia - 1.035 unidades
Manjar das Garças - em média 2.700 unidades
Cité - 800 unidades
Lá em casa - Quase 500 unidades
Picanha e cia - 1.164 unidades
Tutto: 4 mil
A quantidade de dias de participação dos restaurantes varia de acordo com o horário estabelecido por cada um.m os parceiros do projeto.

AVALIAÇÃO DOS RESTAURANTES


"Tivemos inúmeros clientes novos na casa e temos muito orgulho de ter participado desse festival que foi muito bom para o cliente, para o restaurante e para o jornal”
Ricardo LucasA Forneria

“Foi muito bem recebido pelo público, que saiu muito satisfeito com tudo. Pudemos atrair novos clientes”
Ana Paula ChavesAvenida

“Ninguém esperava um engajamento tão grande, tanta participação e clientela. O saldo foi muito positivo”
Ana Laura BoullosaBaccalà

“Foi muito bom ter toda essa visibilidade e o melhor foi trazer pessoas que não conheciam nosso restaurante”
Pinduca CariocaBowling & Sport Bar

“Não imaginei que o resultado seria tão bom como foi. Tivemos muito movimento durante todo o período”
Alexandre BarrosBrasileirinho

“Fiquei muito feliz por atrair novos clientes, mostrar que o restaurante não é caro e apresentar o local a quem não conhecia”
Roberto Hundertmark Buiagu

“Foi um sucesso muito grande, superou todas as expectativas e agradou os clientes e o segmento de restaurantes”
Janjo ProençaCapone

“Foi um sucesso, ganhamos clientes que não conheciam a casa e divulgamos muito a qualidade de nossa cozinha”
Luciana FarjadoCasa D’Noca

“Todos falam que foi um grande sucesso, nós certamente participaríamos novamente”
Osório JúniorCia Paulista Gourmet

“Foi ótimo, pudemos atrair clientes que não vinham há muito tempo e já estamos pensando em fazer algo novo para fazê-los retornar
mais vezes”
Eduardo AmaralCité

“Foi ótimo, superou muito as expectativas e com certeza voltaríamos a participar do festival”
Ângela SicíliaFamiglia Sicilia

“Acho que não teve nada antes em Belém que impactou tanto o segmento. O DIÁRIO está de parabéns”
Mayara HamadGrand Cru

“O festival atraiu um público para o restaurante que não conhecia e que se surpreendeu com o ambiente, os vinhos e cervejas. Foi uma excelente oportunidade para o público e para nós também”
Arnaldo Gutierrez - Gratto

“Foi muito bom saber que o público paraense acredita em um projeto como esse. Para mim, valeu muito a pena. O público voltava para comprar o cardápio do festival novamente”
Daniela Martins - Lá em Casa

“Foi uma superexperiência, tanto clientes novos quanto antigos experimentaram o cardápio. Com certeza participaremosde novo”
Renata SbramaLa Madre

“Não poderia ter sido melhor. O festival desmitificou a ideia que se tinha do Manjar e mostrou que o restaurante é acessível”
Caio GuimarãesManjar das Garças

“O festival foi positivo. Valeu a pena para deixar o Mazza mais conhecido e teve bom retorno financeiro, devido à grande procura dos clientes no periodo do festival”
Thiago AzancotMazza

“As expectativas de público foram superadas em muito. A casa ficou cheia todos os dias”
Jorge NagaishiMidori

“Foi espetacular. Espero que ano que vem tenha de novo, porque foi bem acima das expectativas”
Raimundo Conde Picanha & Cia

“A divulgação do grupo RBA foi muito expressiva e os resultados foram muito bons, além das expectativas”
Nazareno AlvesPoint do Açaí

“O resultado foi muito bom, deu um giro na casa e trouxe um público mais jovem”
Wânia MartinsPrivilège

“Superou as expectativas e trouxe novos clientes. Com certeza participaremos novamente”
Jacqueline CarreraSushi Ruy Barbosa

“Nota mil. Tivemos muita gente na casa todos os dias e todas as horas”
Ricardo Riccio - Tutto

“Com certeza, tivemos um retorno e um reconhecimento muito bom”
Paulo AnijarSanta Chicória

(Alice Marins Morais/Diário do Pará)

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