plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dia Nacional da Cultura e do Cinema Brasileiro terá programação especial em Belém

Neste domingo (05), é comemorado Dia Nacional da Cultura e Dia Nacional do Cinema Brasileiro. E para celebrar as datas, espaços públicos estão oferecendo programações especiais gratuitas.  No Mangal das Garças, o projeto teatrinho do Mangal terá a contaç

Neste domingo (05), é comemorado Dia Nacional da Cultura e Dia Nacional do Cinema Brasileiro. E para celebrar as datas, espaços públicos estão oferecendo programações especiais gratuitas.

No Mangal das Garças, o projeto teatrinho do Mangal terá a contação de estória “O dia em que a terra virou mar”, que retrata de forma lúdica a sabedoria e os encantos dos povos da Amazônia, produzida por Leonel Ferreira. Também haverá atividades de educação ambiental no “Momento Ecozoo”, com as curiosidades sobre o marreco. A programação é gratuita e terá início às 9h30, no entorno do Memorial Amazônico da navegação.

Baseada nos contos e causos amazônicos a peça trata de temas como a preservação da flora e da fauna ameaçadas de extinção, bem como o saber tradicional dos povos da floresta, tudo de forma interativa, utilizando a manipulação de bonecos.

“Me sinto muito feliz em poder dividir o meu trabalho com as pessoas, pois considero de extrema importância o conhecimento da tradição oral, das estórias que povoam nosso imaginário e que fazem parte da formação da cultura do nosso povo. O rio, por exemplo, é algo muito presente no cenário amazônico, então ao propor a contação de uma estória, trazendo isso para o teatro, penso no resgate das nossas origens e no quanto a oralidade está presente na construção da nossa cultura”, frisou Leonel.

No Cinema Olympia e no Complexo Cultural Ver-o-Rio, também terão programações especiais, a partir das 17h30, com entrada franca. O Dia Nacional do Cinema Brasileiro homenageia a primeira exibição cinematográfica pública no Brasil, evento que foi realizado em 1896, no Rio de Janeiro (RJ). E no Cinema Olympia, das 17h30 às 19h30, será exibido o documentário “Pau e Corda, Histórias de Carimbó - Cem Anos de Verequete”, produção da TV Cultura do Pará, dirigida por Guaracy Britto Jr., em celebração ao centenário de nascimento de Mestre Verequete, no ano de 2016. Celebrado anualmente no dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura foi estabelecido por lei em 1970, e marca o aniversário de nascimento do jurista, intelectual e escritor Rui Barbosa.

A programação artística terá um palco montado no Complexo Ver-o-Rio, das 17h30 às 21h, com foco na diversidade cultural paraense.

Estão programadas as seguintes atrações: das 17h30 às 18h, a dança será contemplada com a apresentação do grupo Projeto Cultural Ananin Dance; das 18h15 às 18h45, quem se apresenta é a Quadrilha Junina Fuzuê Junino; das 19h às 19h30, Kim Marques e Banda; das 19h45 às 20h15, Escola de Samba Quem São Eles; e das 20h30 às 21h, Banda de Guitarrada Marmenino.

(DOL com informações da Agência Pará e Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias