TRANSTORNOS

Após 80 horas de bloqueio, garimpeiros liberam PA 279 em Ourilândia do Norte

POSTADO EM: Sexta-Feira, 27/10/2017, 21:49:41
ATUALIZADO EM: 27/10/2017, 21:49:41

zoom_out_map
Divulgação

A rodovia PA 279 foi liberada nesta sexta-feira (27) por garimpeiros que protestavam contra a operação do Ibama na Terra Indígena Kayapó. A via estava interditada por máquinas, desde a última terça-feira, próximo ao Rio Caeteté, 23 quilômetros da sede do município de Ourilândia do Norte, sudeste paraense.

O encerramento do bloqueio foi definido após reunião entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Ministério Público Federal (MPF) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com a Cooperativa dos Garimpeiros de Ourilândia do Norte e Tucumã.

Segundo informações dos representantes da Cooperativa, não haverá fiscalização nos garimpos do sul do Pará nos próximos 30 dias. Uma nova reunião foi marcada para o dia 31, terça-feira, entre os garimpeiros, o Ibama e o MPF, em Belém.

ENTENDA

A rodovia foi fechada depois que o Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama queimou máquinas e equipamentos de garimpos ilegais. Em resposta, o MPF disse que “os equipamentos só foram destruídos porque dentro da área indígena é proibida qualquer atividade econômica e a logística para retirar os bens do local seria “cara e demorada, por serem os locais distantes e de difícil acesso”.

(Com informações do blog João Carlos)



COMENTÁRIOS mode_comment