plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Senac oferece cursos de qualificação em até cinco dias

A dedicação de uma semana, ou 20 horas aula, já pode ser suficiente para ampliar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, quando se refere ao setor de comércio e serviços. Dependendo do segmento escolhido, os cursos de qualificação disponíveis

A dedicação de uma semana, ou 20 horas aula, já pode ser suficiente para ampliar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, quando se refere ao setor de comércio e serviços. Dependendo do segmento escolhido, os cursos de qualificação disponíveis na área podem oferecer retorno rápido tanto para quem pretende abrir o próprio negócio quanto para quem deseja concorrer a uma vaga de emprego.

Coordenadora de relacionamento com o mercado do Senac Pará, Ana Cláudia Martins Sena destaca que o segmento de comércio e serviços está em alta. Diante da quantidade grande de pessoas que buscam um espaço nesse setor, o preparo técnico dos candidatos faz a diferença no momento da seleção. “A qualificação profissional hoje é um divisor de águas no mercado de trabalho”, evidencia.

Especificamente no Estado do Pará, Ana Cláudia avalia que o setor de beleza está entre os mais demandados. Segundo ela, os cursos desse segmento se destacam porque oferecem opções de curta duração. “O segmento beleza é aquele tipo de profissão que você não fica sem dinheiro. A pessoa rapidamente já pega o seu certificado e já monta o seu próprio negócio”, destaca, referindo-se ao curso de design de sobrancelhas e embelezamento de cílios, com duração de 20 horas aula.

A previsão do Senac é que 18.400 matrículas sejam realizadas em 2017. Até o momento, mais de 12 mil alunos já concluíram cursos apenas neste ano. São pessoas que buscam tanto cursos de aperfeiçoamento - voltados para quem já trabalha na área e quer complementar o conhecimento - quanto os cursos de qualificação profissional - que são mais longos para quem vai iniciar do zero.

Além da formação, o Senac também oferece um serviço complementar e gratuito de encaminhamento de profissionais ao mercado de trabalho. Podem se inscrever no banco de currículos os alunos do Senac que terminaram cursos a partir de 160 horas. A procura costuma ser grande, já que a entidade costuma acompanhar as exigências do mercado para montar o leque de cursos oferecidos. “Além do setor de beleza, a informática e a produção de alimentos também são bastante procurados”, ressalta Ana Cláudia. O Diário Emprega selecionou três cursos que oferecem boas oportunidades no setor de comércio e serviços no Pará.

DESIGN DE SOBRANCELHAS E EMBELEZAMENTO DE CÍLIOS

Desenvolvido com a preocupação de reconhecer e respeitar as características de cada cliente, o curso de design de sobrancelhas e embelezamento de cílios inicia com o estudo teórico dos formatos de cada rosto e do que eles indicam quando se pensa em determinar o melhor desenho para a sobrancelha. Professora do curso, Elem Marçal destaca que, durante as aulas, os cursistas trabalham o mapeamento da face humana, os ângulos e o formato do rosto e dos olhos e as medidas de sobrancelhas. Somente após essa análise é que é possível criar uma sobrancelha que se adeque para cada indivíduo. “Não é um trabalho tão simples. Existe um estudo prévio e uma prática que é desenvolvida dentro das informações que o próprio rosto da pessoa dá para a gente.”

O curso tem duração de 20 horas, divididas ao longo de cinco dias. No primeiro dia, são trabalhadas as questões teóricas que envolvem a técnica e nos demais a parte prática. “Os alunos saem já conseguindo identificar toda a prática e saber como atuar”, destaca Elem. Aluna do curso de design de sobrancelhas, a assistente social Rafaela Monteiro, 27 anos, é exemplo disso. Ela conta que já fez os cursos de limpeza de pele e depilação com linha e que já está trabalhando na área. “Ter qualificação faz toda a diferença porque a gente sente mais confiança para trabalhar. Eu pretendo seguir na área da beleza”.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

O curso de técnico em informática pode ser cursado por pessoas com idade mínima de 16 anos e que possuem ensino médio incompleto, cursando a partir do 2º ano. Por ser responsável pelo planejamento e execução dos processos de manutenção de computadores e pela operação de redes locais de computadores, o técnico em informática pode atuar não apenas na área de comércio e serviços, como também em organizações públicas e privadas e na prestação de serviços autônomos.

Ao todo, 14 tópicos compõem curso e seu programa envolve desde a concepção, análise e planejamento do desenvolvimento de softwares até o planejamento e execução da montagem de computadores.

TÉCNICAS DE CONFEITARIA

Voltado para profissionais que atuam ou que querem atuar no segmento da produção de alimentos, o curso de técnicas de confeitaria tem como objetivo formar profissionais com habilidades básicas de confeitaria, seguindo as boas práticas de manipulação de alimentos.

No fim do curso, os alunos estarão aptos a desenvolver técnicas de preparo de receitas de tortas doces, salgados e doces a partir de massas básicas. A idade mínima para a realização do curso é 18 anos e a escolaridade mínima é o ensino fundamental II incompleto. Faz parte dos requisitos deter conhecimentos básicos de confeitaria.

SERVIÇO

No site do Senac está disponível a lista com os cursos que estão com inscrições abertas em Belém e outros municípios. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 701 4492 ou pelo e-mail [email protected].

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias