ECONOMIA

Comércio de Belém funciona neste feriado

POSTADO EM: Quinta-Feira, 12/10/2017, 07:50:55
ATUALIZADO EM: 12/10/2017, 07:58:31

zoom_out_map
Fernando Araújo

Apesar de o brinquedo ser supérfluo no orçamento familiar, possui um apelo emotivo em toda e qualquer família. Por essa razão, o Sindicato Varejistas e Lojistas de Belém (Sindilojas) espera que o comércio, que hoje está aberto no feriado de Nossa Senhora Aparecida, fature 2% a mais nas vendas do Dia da Criança em relação a 2016.

O tíquete médio esperado pelos lojistas varia entre R$ 100 e R$ 120. “Ano passado foi um ano muito ruim para as vendas. E 2% não é para ser festejado, mas é um crescimento, lento, mas que está ocorrendo”, destaca Joy Colares, presidente do sindicato.

PREJUÍZOS

O empresário lamentou as vendas baixas no fim de semana do Círio em razão de uma medida da organização da festa que, segundo Colares, prejudicou os comerciantes no centro comercial. “A Diretoria da Festa e a Semob simplesmente fecharam todos os acessos da Presidente Vargas a partir das 6h de sábado por causa da Motorromaria que só aconteceu às 11h30. Foi uma catástrofe!”

O presidente do Sindilojas diz que, com a medida, os clientes simplesmente ficaram impedidos de acessar o comércio, já que não passavam carros e muito menos ônibus. “Vamos oficiar à Semob e à Diretoria da Festa protestando contra essa medida, para que não ocorra no ano que vem”, diz.

Mas a expectativa é que as vendas de hoje ajudem a minimizar um pouco os prejuízos. O comércio de rua poderá funcionar das 8h às 18h e as lojas dos shoppings, das 11h às 21h. “Esses são os horários estabelecidos. É obrigatório pelo acordo fechado com os trabalhadores do comércio, que vale por dois anos. Se o lojista quiser abrir menos que isso, pode. Além desse horário, não”, destaca.

A convenção Coletiva de Trabalho traz expressos todos os feriados onde a categoria vai trabalhar e os que não poderá. Além do feriado de hoje, o comércio abrirá nos dias 15 de novembro (Proclamação da República) e 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição – feriado municipal).

(Luiz Flávio)



COMENTÁRIOS mode_comment