plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Maioria aprova ensino religioso obrigatório nas escolas

A maioria dos internautas do DOL que responderam a enquete publicada no dia 28 de setembro afirmaram que aprovam o ensino religioso em escolas publicas, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os professores de escolas públicas podem p

A maioria dos internautas do DOL que responderam a enquete publicada no dia 28 de setembro afirmaram que aprovam o ensino religioso em escolas publicas, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os professores de escolas públicas podem pregar suas crenças na sala de aula. Na pesquisa, 69.30% disseram que são à favor da determinação e apenas 30.69% que são contra.

A internauta identificada como "Delma Bendelaque" afirmou que "Precisamos falar de Deus, inclusive nas escola, para muitas crianças é o único contato com a Palavra de Deus, quem conhece, um pouco que seja da importância da Palavra de Deus sabe que só vai contribuir para a formação do caráter das nossas crianças, vamos falar de Deus sim, cada vez mais, nas escolas, em casa principalmente." Indo além, o internauta "Pedro Neves" destacou que "a educação religiosa contribui para a formação do caráter do indivíduo. Os professores devem repassar a religiosidade, sem no entanto, procurar impor essa ou aquela religião."

Por outro lado, o internauta identificado apenas como "Biro-Biro", afirmou que é "Super contra, primeiro por que o Estado é laico e segundo porque do jeito que ficou decido no STF quem vai escolher que religião ensinar será o professor, ao invés de ensinar religião de uma maneira geral, falando de todas as religiões, o professor vai escolher a religião dele... e isso é um absurdo!!!!!", lamentou. Algo próximo afirmou também a leitora "Bruna", para quem "o estado é laico. E esse ensino religioso vai privilegiar as religiões catolicas e evangelicas, esquecendo as outras", finalizou.

Relembre o caso

Os ministros seguiram a posição de Alexandre de Moares. Para eles, o ensino pode ser "confessional" (com a vinculação de uma religião específica). Todos concordaram que o ensino religioso deve ser facultativo, não obrigatório.

A ação foi impetrada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) para discutir dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação sobre ensino religioso nas escolas públicas.

Para a Procuradoria, o ensino religioso em escolas públicas só pode ser de "natureza não-confessional", ou seja, sem vinculação a uma religião específica, com proibição de admissão de professores na qualidade de representantes das confissões religiosas.

O artigo 210 da Constituição determina que "o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias