MARAJÓ

Lancha com 170 passageiros bate em banco de areia e deixa cinco feridos

POSTADO EM: Sábado, 07/10/2017, 09:10:27
ATUALIZADO EM: 07/10/2017, 22:56:18

zoom_out_map
Via Whatsapp

Uma lancha com 170 passageiros que saiu de Soure, no Marajó, com destino à Belém, bateu em um banco de areia, deixando cinco passageiros feridos na manhã deste sábado (7). O acidente foi registrado por volta das 5h, em frente da Praia do Garrote, logo na saída do rio Paracauary, a cerca de 10 minutos de viagem do porto.

A lancha Golfinho estava em alta velocidade quando bateu em um banco de areia, arremessando vários passageiros para a frente da embarcação. A embarcação ficou encalhada, segundo testemunhas.

Um tripulante, conhecido como Biro Biro, se chocou contra uma porta e sofreu um corte profundo no supercílio, necessitando de cuidados médicos imediatos. Uma mulher fraturou o braço e uma criança precisou de atendimento emergencial, segundo a gerência da empresa.

Indícios de falha humana

Uma outra embarcação, Paulo Afonso, socorreu os passageiros e conseguiu retirar a lancha do banco de areia. A lancha Golfinho foi levada de volta para o trapiche de Soure. Após a colisão, pelo menos 20 pessoas desistiram de seguir a viagem. 

Os passageiros que precisaram de atendimento médico foram socorridos e depois seguiram viagem para Belém.

No Terminal Hidroviário de Belém, uma estrutura já havia sido mobilizada para o atendimento das vítimas, inclusive com apoio de um helicóptero da Marinha, que fez o deslocamento de um médico para o local e algumas ambulâncias de hospitais particulares.

"Vamos avaliar as causas deste incidente, pois precisamos ouvir o comandante e, se possível, alguns passageiros para que possamos tomar as medidas administrativas cabíveis diante deste fato. Há fortes indícios de falha humana", explica Matheus, gerente da empresa. 

A lancha foi vistoriada para verificar avarias e possíveis irregularidades.

Walter Nascimento, um pescador de Soure que estava com seus familiares na viagem, relatou o momento do acidente.

"Devido a alta velocidade que esta lancha imprime, o bico dela sobe. Então, quando deu no banco de areia, ela simplesmente subiu. O impacto foi grande, mas agora está tudo tranquilo", afirmou o pescador.

Na noite deste sábado (7), a Secretaria Municipal de Saúde informou sobre os feridos, através de nota, que o paciente identificado como Carlos Alberto Sobrinho da Silva Soares, encaminhado para o HPSM Mário Pinotti, passou por avaliação médica e recebeu alta. Já o paciente Anderson Mateus Costa Brandão,  encaminhado para a UPA Sacramenta, não quis aguardar pelo atendimento médico.

(Com informações de Dário Pedrosa/Diário do Pará)



COMENTÁRIOS mode_comment