plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Temer assina termo que destina terreno para a Arquidiocese

Um ato mais religioso do que administrativo. Assim o presidente da República, Michel Temer (PMDB), definiu a assinatura do protocolo de intenções sobre a destinação social de área da União a ser utilizada pela Basílica Santuário de Nazaré, na manhã de ont

Um ato mais religioso do que administrativo. Assim o presidente da República, Michel Temer (PMDB), definiu a assinatura do protocolo de intenções sobre a destinação social de área da União a ser utilizada pela Basílica Santuário de Nazaré, na manhã de ontem, em Belém, na sede da 28ª Circunscrição do Serviço Militar. A cessão do terreno de 10 mil m² atende a um pleito do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB) e a uma antiga expectativa da Arquidiocese de Belém, que deteve o controle da área até 1849, quando foi repassada ao Governo Federal e, posteriormente, ao Exército.

Temer esteve em Belém ontem para esta programação. Com ele estavam o senador Jader Barbalho (PMDB), Helder e ainda os ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira; e da Defesa, Raul Jungmann. A deputada federal Elcione Barbalho e o deputado federal José Priante, também do PMDB, participaram do ato, bem como a bancada estadual do partido, que entregou ao presidente o título de Cidadão Paraense, aprovado pela Assembleia Legislativa.

“É um um título que me enobrece muito. Quando você nasce em uma cidade, isso tem uma significação, digamos assim, física. Mas receber de outra cidade ou Estado é reconhecimento, naturalmente ou supostamente, pelos trabalhos que tenho prestado ao País”, agradeceu. Temer destacou a grandeza da festividade nazarena. “É das festas mais significativas da religião, talvez maior do mundo, e merece o que hoje está sendo feito. E isso foi provocado pelo Helder, que me procurou para dizer que precisávamos fazer isso logo”, afirmou o presidente da República.

Temer ressaltou ainda a celeridade com que o Congresso trabalhou no sentido de viabilizar a concretização da doação da área. “Foram apenas sete dias, o que mostra a presteza com a qual este Governo tem trabalhado”, avaliou, citando em seguida a rapidez com que sua administração conseguiu diminuir os índices da inflação, dos juros e aumentar o número de pessoas trabalhando no País. “Saio daqui animado e satisfeito por ter um ato que liga nosso Governo a Nossa Senhora de Nazaré”, declarou. O ministro da Integração Nacional lembrou que a indenização pela área, avaliada em mais de R$ 40 milhões, ocorreu ainda em 2014, mas que faltou articulação política para concretizar a cessão.

CÍRIO

“Venho, como paraense, para agradecer quem compreendeu a dimensão deste ato para a Arquidiocese, para o nosso povo, e nesse momento de Círio. Acredito que esse espaço possa ajudar no sentido de estimular o turismo religioso, para que Círio não seja só em outubro”, discursou, agradecendo Temer e também aos ministros e ao Congresso pela sensibilidade de promover um “momento histórico”. Jader Barbalho falou em “significação histórica”, tanto pela rapidez com que tudo foi feito, como pelo significado do ato para o crescimento do turismo religioso no Pará. “Nós, paraenses, temos que festejar cumprimentando a Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa e, de modo especial, ao ministro Helder Barbalho, o grande artífice deste evento, reconhecido e proclamado por todos os presentes que falaram durante a cerimônia, entre eles os ministros, o presidente da República e o nosso arcebispo Dom Alberto Taveira”, mencionou.

A deputada federal Elcione Barbalho destacou a importância do espaço para o Círio. “Essa festa, há muito tempo, já ultrapassou as barreiras do Estado e até do País”, afirmou. Os ministros Dyogo Oliveira e Raul Jungmann abordaram a agilidade do Congresso em concluir o pedido de Helder. “Isso só foi possível graças a essa ação conjunta, que engrandecerá ainda mais o Círio”, afirmou Oliveira, que tem familiares morando em Marabá. “A festa parece ter encontrado um grande apoio, um porto, e graças ao esforço do ministro Helder”, destacou Jungmann.

(Carol Menezes)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias