plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pesquisa da BMP para eleição de 2018 no Pará tem fortes indícios de fraude

A empresa Bureau de Marketing e Pesquisa (BMP), que há muito tempo presta serviços ao Governo do Pará e à Prefeitura de Municipal de Belém e é ligada diretamente ao marketeiro do PSDB no Estado, Orly Bezerra, lançou na internet no último domingo (1º) uma

A empresa Bureau de Marketing e Pesquisa (BMP), que há muito tempo presta serviços ao Governo do Pará e à Prefeitura de Municipal de Belém e é ligada diretamente ao marketeiro do PSDB no Estado, Orly Bezerra, lançou na internet no último domingo (1º) uma pesquisa claramente direcionada, com erros crassos e fortes indícios de fraude. Numa das perguntas sobre em quem o eleitor votaria para o Senado na eleição de 2018, a opção do atual senador do Pará, Jader Barbalho, aparece sem seu nome e com o indicativo “Resposta Extra”

(Reprodução)

Numa clara demonstração de que os dados do ex-governador do Pará serão analisados de forma tendenciosa e em separado. Consultado pelo Diário On line, o estatístico Marcelo Gandu, com larga experiência no mercado de análise política, diz que somente esta falha já invalida qualquer resultado da referida pesquisa.

A pesquisa da empresa BMP, de propriedade de Renato Conduru, também aponta direcionamento claro contra o PMDB e seu provável candidato ao governo do Estado, Helder Barbalho.

“É bem claro, da forma que a pesquisa se apresenta, que há um direcionamento para valorizar determinados candidatos e depreciar outros”, argumenta Marcelo Gandu.

Renato Conduru, dono da BMP, presta serviços de pesquisa qualitativa à Prefeitura de Belém, comandada hoje por Zenaldo Coutinho (PSDB), desde 2012. Sempre foi também fiel escudeiro do marketeiro Orly Bezerra em épocas eleitorais.


Na esquerda, Orly Bezerra, ao lado de Pioneiro, é conhecido 'marketeiro' de campanhas e governos tucanos no Pará e com ligação muito próxima a Renato Conduru (Jader Paes/Diário do Pará)

Uma fonte ligada ao “núcleo duro” do PSDB no Pará dá conta que a pesquisa seria o pontapé inicial para uma campanha nas redes sociais, que a partir dos dados direcionados, tentariam diminuir a forte projeção que Jader Barbalho e Helder Barbalho estão conseguindo impor na Região Metropolitana de Belém e nos principais municípios do interior do Pará, com ações ligadas ao Governo Federal e diante da inércia de Simão Jatene e seus aliados à frente do Governo do Pará.

Chama atenção, também, a relação próxima de Renato Conduru tem com o irmão do prefeito de Belém, Augusto Coutinho, que segundo fontes próximas ao prefeito é quem estaria bancando a pesquisa fraudulenta da BMP. Por sinal, Zenaldo Coutinho, não aparece em nenhum cenário da pesquisa da BMP, como se fosse um jogador que assiste o desenrolar da partida de longe.

“É uma velha tática do Orly Bezerra e do Guto Coutinho. Encomendar uma pesquisa e parecer que não foram eles”, diz fonte ligada ao PSDB.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias