plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Universidade terá cátedra de estudos portugueses

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu ontem a visita do embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, para a assinatura do protocolo de criação da Cátedra de Estudos Portugueses João Lúcio de Azevedo, do Instituto Camões de Portugal. O termo ref

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu ontem a visita do embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, para a assinatura do protocolo de criação da Cátedra de Estudos Portugueses João Lúcio de Azevedo, do Instituto Camões de Portugal. O termo reforça a parceria entre os países em diversas áreas, como cultura e ciência.

Este acordo é o primeiro a ser firmado na região Norte do Brasil por meio da embaixada portuguesa. “Firmamos o nosso interesse em desenvolver a investigação e a pesquisa em áreas específicas tão importantes”, afirma Jorge Cabral. A cátedra será um espaço aberto de integração entre acadêmicos, associações e comunidades portuguesas residentes no Brasil. No País, há 5 cátedras vinculadas ao Instituto Camões, em universidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais.

Laços

Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o acordo representa uma celebração dos laços históricos que unem Portugal e a Amazônia. “Hoje é um dia de abertura de horizontes para novos diálogos. A celebração da cultura e da ciência, do entendimento e da parceria”, diz. O Instituto Camões é vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeirosdaquele País.

No Pará, a professora Maria de Nazaré Sarges será a coordenadora da Cátedra UFPA. “Belém abraça a chegada de uma sólida instituição de cooperação internacional, que vai ampliar os conhecimentos da história e a cultura luso-amazônica numa perspectiva global”, destaca.

Cátedra

A Cátedra será um espaço de pesquisa com o objetivo de estreitar os laços de colaboração em pesquisa e difusão da História, Cultura e Literatura de Portugal e da Amazônia, incluindo as suas relações com países de expressão portuguesa

(Roverta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias