plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Papa Francisco nomeia novo bispo de Cametá

Foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (27) o novo bispo da diocese de Cametá, o padre José Altevir da Silva, que atua como Superior Provincial da Congregação Espiritana, mas ja assumiu o governo pastoral da diocese vacante desde agosto de 201

Foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (27) o novo bispo da diocese de Cametá, o padre José Altevir da Silva, que atua como Superior Provincial da Congregação Espiritana, mas ja assumiu o governo pastoral da diocese vacante desde agosto de 2016.

O nomeado para Cametá já atuou como vigário em Minas Gerais e Roraima. Ele também realizou trabalho com agricultores, acompanhou de perto o massacre de Columbiária (RO), na diocese de Ji-Paraná (RO), ocasião que foi ponto de referência para as vítimas.

José Altevir foi formador na Congregação, que tem sede em São Paulo. Na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), foi assessor na área de missiologia.De 2007 a 2012 foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.

Formado também em fotografia, padre Altevir foi responsável por várias coberturas fotográficas na CNBB, como a visita da entidade em parceria com a CRB ao Haiti após terremoto, de 29 de março a 11 de abril de 2010.

Em 2012, foi eleito provincial da Província Espiritana no Brasil, e reeleito para a mesma missão em 2015, com seu mandato com término marcado para o dia 2 de fevereiro de 2018.

No mesmo período, também atuou como coordenador da União das Circunscrições da América Latina (Ucal), formada por Grupos e Províncias dos espiritanos no continente.

A diocese de Cametá foi nomeada como diocese em fevereiro de 2013. Seu primeiro bispo foi dom Jesús María Cizaurre Berdonces, que até então era bispo prelado. Dom Cizaurre é atualmente bispo de Bragança do Pará. A prelazia de Cametá foi criada em novembro de 1952 pelo Papa Pio XII, desmembrada da arquidiocese de Belém do Pará.

(Com informações da CNBB)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias