plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

20ª edição da disputa entre Botos Tucuxi e Cor de Rosa leva Santarém ao delírio

Será conhecido nesta segunda-feira (25) o grande vencedor da edição 2017 da Festa do Çairé, realizada na Vila Balneária de Alter do Chão, a 30 quilômetros de Santarém, na região oeste do Pará. O festival é marcado pela disputa entre os Botos Tucuxi e C

Será conhecido nesta segunda-feira (25) o grande vencedor da edição 2017 da Festa do Çairé, realizada na Vila Balneária de Alter do Chão, a 30 quilômetros de Santarém, na região oeste do Pará. O festival é marcado pela disputa entre os Botos Tucuxi e Cor de Rosa.

Segundo informações da Agência Pará, quase 10 mil pessoas compareceram ao Lago dos Botos, na noite deste sábado (23), para presenciar mais uma edição da disputa entre as duas agremiações.

O Cor de Rosa foi o primeiro a se apresentar, tentando quebrar um jejum de títulos que já dura desde 2014. A agremiação levou ao público o tema “A Arte do Som”, uma miscelânea de ritmos e sons da Amazônia, com destaque para o carimbó e o brega.

A apresentação levou ao Lago dos Botos aproximadamente 700 brincantes e foi encerrada em grande estilo com a participação do puxador oficial do Boi Caprichoso, de Parintins (AM), David Assayag.

"Hoje o Cor de Rosa se apresentou maravilhosamente. Foi uma apresentação de campeão, todos ficaram em êxtase com o que viram em Alter do Chão", relatou a turista Aldanete Fernandes, que há 10 anos vem do Espírito Santo, na região Sudeste, acompanhar o Boto do seu coração.

Já nas primeiras horas deste domingo (24), o Tucuxi entrou em cena. Atual bi-campeão (2015 e 2016), o Boto Cinza tenta um inédito tricampeonato. A agremiação levou ao Lago dos Botos o tema “A Expressão do Çairé”, com aproximadamente 500 brincantes, já impactando o público com a chegada do apresentador em um grande camaleão, que se movia por meio de articulações.

"Sem dúvida, o Tucuxi mostrou a verdadeira expressão dessa festa. O Çairé é isso, o sagrado misturado com o profano, é essa mistura de sons. Acredito que o título já é nosso", festejou a torcedora Maria Benevides, de Santarém.

Apuração

Incorporado ao Çairé no ano de 1997, mas com disputa apenas em 1999, o Festival dos Botos completa 20 anos e esta edição será marcada pelo desempate, já que ambos têm nove títulos. O grande campeão será conhecido nesta segunda-feira (25). A apuração, com a leitura das notas dos jurados, começa por volta das 16h em Alter do Chão.

Os Botos foram avaliados com notas que vão de 7 a 10 nos quesitos: apresentador; cantador; rainha do Çairé; cabocla borari; curandeiro; rainha do artesanato; boto homem encantador; boto animal evolução; rainha do Lago Verde; carimbó; conjunto folclórico; alegorias; letra e música; ritual; torcida e sedução do boto.

(DOL com informações de Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias