plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Escola Rêgo Barros tem as melhores notas no Enem. Veja por quê!

Dentre as escolas da rede pública de ensino no Pará, a Escola Tenente Rêgo Barros sempre se destaca quando o assunto é qualidade de ensino. Fundado há 76 anos, o colégio é subordinado ao Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e possui uma metodologia d

Dentre as escolas da rede pública de ensino no Pará, a Escola Tenente Rêgo Barros sempre se destaca quando o assunto é qualidade de ensino. Fundado há 76 anos, o colégio é subordinado ao Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e possui uma metodologia de estudos diferente. Ao levar conceitos como disciplina, coragem e ética, a escola possui histórico de preparar os estudantes para as provas de vestibular desde cedo e, como resultado, esteve várias vezes no ranking estadual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No Enem de 2015, a instituição foi a melhor colocada dentre as escolas públicas do Pará. Em 2011, foi a melhor geral de todo o Estado. Fundada para atender prioritariamente aos dependentes de civis e militares da Aeronáutica de Belém, com o tempo, a escola começou a receber alunos sem ligação à instituição, por meio de um processo seletivo bem concorrido.

Formação

Uma das estudantes que entrou por esse método foi Vitória Mesquita, 18 anos, que ingressou no colégio em 2012. No 3º ano, ela se prepara para ser uma futura psicóloga. A garota sente a diferença em comparação a escolas que passou anteriormente. “Mudei como estudante e como pessoa. Posso dizer com certeza que sairei daqui com uma formação muito melhor”, declara.

Já Luiz Augusto Noronha, 17 anos, é filho de militar e estuda desde pequeno no colégio. Hoje, também no 3º ano, planeja ser engenheiro de computação. “Os professores são qualificados e nos preparam para muitos exames além do Enem, como a Olimpíada Brasileira de Matemática”, diz.

Emanuel Artiaga, 17 anos, é outro aluno do último ano do Ensino Médio e sonha em ser médico. Ele ressalta que a escola tem uma proposta de levar as turmas para conhecer realidades diferentes, como um passeio para a Ilha do Combu. “Isso é muito importante para nos preparar para a realidade que vamos enfrentar depois”, avalia.

Desafio é manter nível de excelência

O colégio fica no Comando da Aeronáutica, na avenida Júlio César, em Belém. O clima, no dia a dia, é de tranquilidade, mesmo em período pré-Enem. “Boa parte dessa calma se deve ao fato de que o aluno não começa a se preparar para o vestibular apenas no 3º ano, mas já inicia os temas bem antes, no 9º ano do fundamental”, esclarece a coordenadora do 3º ano do colégio, a tenente Valéria Rosa. De acordo com a tenente, neste ano todos os assuntos de ensino médio já foram concluídos e, há meses, as turmas apenas passam por revisão. A gestão do tempo é mais um destaque. Segundo o professor de biologia Aniel Silva, esse é um item muito trabalhado durante o ano inteiro. “Temos foco na gestão do tempo para qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. Esse é um aprendizado fundamental para o aluno saber planejar e assimilar todo o conteúdo com tranquilidade e certeza”.

O comandante do I COMAR, Major Brigadeiro Minelli, enfatiza que a escola alia a tradição de 76 anos de história com as atualizações da contemporaneidade. “Temos uma sequência de anos de experiência e a união de alunos, professores e administradores para trazer sempre o melhor para a escola”, garante. O coronel Almeida Costa, diretor geral do colégio, complementa que o cuidado com a escolha dos professores é importante. “Nos preocupamos em manter um nível de excelência e, por isso, 2/3 do nosso corpo docente possui mestrado ou doutorado”, afirma.

Seleção para a escola

Dependentes de civis e militares da Aeronáutica de Belém devem procurar a administração da Escola para reservar a vaga para o próximo ano letivo. Já as demais pessoas que desejam uma vaga na escola, e não são ligados a Aeronáutica, devem aguardar até a instituição abrir um processo seletivo. Ainda não há previsão de quando haverá uma nova seleção para alunos externos e o método do processo varia a cada edição.

(Alice Martins/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias