plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Feira incentiva o empreendedorismo entre familiares de pacientes

Há 1 ano e 3 meses, Ivanilde Sousa, 34, recebeu uma das notícias que mais impactou sua vida: seu filho, Theylon, 13, foi diagnosticado com leucemia. Desde então, a rotina da família ficou alterada. Ela teve de sair do município de Augusto Correa, no norde

Há 1 ano e 3 meses, Ivanilde Sousa, 34, recebeu uma das notícias que mais impactou sua vida: seu filho, Theylon, 13, foi diagnosticado com leucemia. Desde então, a rotina da família ficou alterada. Ela teve de sair do município de Augusto Correa, no nordeste paraense, para acompanhar o tratamento do menino, no hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, em Belém.

Servidora municipal, sua renda de um salário mínimo é a única na casa, com duas crianças e o casal. Com o orçamento apertado, Ivanilde viu na I Feira Canto Empreendedor do Hospital uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Ontem, ela levou para o evento duas sobremesas que foram um sucesso. Com menos de 1 hora de programação, os recipientes já estavam vazios. “Essa renda vai me ajudar neste momento difícil. Deixo R$400 em casa e venho para Belém com o restante”, conta a servente, que está abrigada na Casa Ronald McDonald, na capital.

PROGRAMAÇÃO

A programação foi criada para estimular o empreendedorismo entre as mães dos pacientes. Muitas estão em casas de apoio, vindos de outros municípios paraenses. Ontem, os corredores do hospital, que é administrado pela Pro-saúde- Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, foi tomado com vendas de comidas típicas, doces, sobremesas e itens de beleza. Os produtos foram levados por 8 mães.

A dona de casa Vilma Oliveira, 40, mora em Paragominas, no sudeste do Pará. Mas, há 1 ano está em Belém acompanhando o tratamento de Oscar, 13, que está com leucemia. Natural do Rio Grande do Norte, ela apostou nas iguarias de sua terra para conquistar o paladar do público. “Temos bolos de leite, biscoitos de aveia e doces típicos do meu Estado”.

Sua família tem uma loja de material de construção, e seu objetivo é ajudar as outras mulheres que, assim como ela, estão na casa Ronald McDonald. “As mães precisam. E esse evento nos dá uma oportunidade de ganhar dinheiro extra”.

Oportunidade de geração de renda

A coordenadora de humanização do hospital, Paula Viana, lembra que a feira segue a concretização de um plano traçado durante o “I Workshop Empreender – Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres”, realizado em junho passado. O evento foi fruto de uma parceria do hospital com a ONU Mulheres - entidade das Nações Unidas que promove a igualdade de gêneros e o empoderamento de mulheres. “Estamos estimulando essas mães a arrumarem um meio para se manter com o que elas já sabem fazer”, explica Paula.

Na programação passada, as mulheres aprenderam técnicas de empreendedorismo e oportunidades de fortalecimento feminino por meio da geração de renda.

Oportunidade de geração de renda

A coordenadora de humanização do hospital, Paula Viana, lembra que a feira segue a concretização de um plano traçado durante o “I Workshop Empreender – Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres”, realizado em junho passado.

O evento foi fruto de uma parceria do hospital com a ONU Mulheres - entidade das Nações Unidas que promove a igualdade de gêneros e o empoderamento de mulheres. “Estamos estimulando essas mães a arrumarem um meio para se manter com o que elas já sabem fazer”, explica Paula.

Na programação passada, as mulheres aprenderam técnicas de empreendedorismo e oportunidades de fortalecimento feminino por meio da geração de renda.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias