plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha nas redes sociais busca leite para recém-nascido que perdeu a mãe no parto

O Banco de Leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia continua recebendo doação de leite materno destinada ao bebê Salomão cuja mãe faleceu na hora do parto. Amigos e o pai, o marinheiro Alan Pinheiro, iniciaram uma campanha para a doação. As doações po

O Banco de Leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia continua recebendo doação de leite materno destinada ao bebê Salomão cuja mãe faleceu na hora do parto. Amigos e o pai, o marinheiro Alan Pinheiro, iniciaram uma campanha para a doação. As doações podem ser feitas entrando em contato com a família através do número de contato 98388-0494 e 99915-0024 que encaminhará as doadoras para o Banco de Leite da Santa Casa, onde o contato é o (91) 4009-2311 e o atendimento é realizado 24 horas.

A campanha foi iniciada nas redes sociais e desde o último dia eles pedem para que as doações sejam direcionadas para Salomão Filocreão Gonçalves Pinheiro. Por se tratar de uma doação casada, em que o leite materno é doado diretamente para um bebê, o recolhimento das doações fica sob a responsabilidade da família do próprio bebê. As interessadas também podem doar diretamente no Banco de Leite Humano da Santa Casa.

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) recebe as doações e realiza o controle de qualidade de todo o leite materno, disponibilizando a mão de obra, materiais e insumos necessários. Após o procedimento, de todo o leite trazido pela família, 70% do volume retornará para Salomão e 30% ficará na Santa Casa, para suprir a necessidade dos 160 bebês internados na unidade neonatal da Fundação e que precisam do leite materno.

O Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará é um dos maiores do país e realiza a promoção de ações destinadas a incentivar o aleitamento materno, e ainda, pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que não podem mamar.

A coordenadora do banco, Cynara Santos, explica que nos casos destas campanhas específicas, a Fundação Santa Casa realiza o controle de qualidade do leite materno. “É contraindicado que a doação seja feita diretamente porque o leite precisa ser pasteurizado”, explica a coordenadora. A pasteurização é processo de esterilização a fim de eliminar certos microrganismos nocivos ao alimento.

Cuidados necessários - Segundo dados da Rede de Banco de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz, podem ser doadoras, mulheres que estão amamentando e que apresentem excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a coletar e a doar o excedente. O leite deve ser coletado com um frasco específico para a coleta.

O frasco deve conter tampa plástica, podendo ser de café solúvel ou maionese, sem rótulo e devem ser limpos com água e sabão e fervido por 15 minutos. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite é importante que a doadora siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês.

Serviço

- Para a retirada do leite: escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

- Como retirar o leite humano (ordenhar)?: Comece fazendo massagem suave e circular nas mamas. Massageie as mamas com as polpas dos dedos começando na aréola (parte escura da mama) e, de forma circular, abrangendo toda mama. É ideal que o leite seja retirado de forma manual. Primeiro coloque os dedos polegar e indicador o local onde começa a aréola (parte escura da mama). Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco. Se estiver com dificuldade de retirar o leite, procure apoio no Banco de Leite Humano mais próximo.

- Como guardar o leite retirado para doação?: o frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias