TEMPO

Reta final das férias será com manhãs ensolaradas

POSTADO EM: Sexta-Feira, 28/07/2017, 08:26:02
ATUALIZADO EM: 28/07/2017, 08:27:41

zoom_out_map
Marco Santos/Diário do Pará

Assim como os fins de semana anteriores, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/Belém) é de manhãs ensolaradas, com céu claro e pouca nebulosidade, em todo o Estado, no último fim de semana das férias escolares. Ou seja, a orientação é beber bastante líquido e não esquecer o protetor solar.

De acordo com a meteorologista e chefe do setor de Previsão do Tempo do Inmet/Belém, Aylci Barros, o padrão meteorológico observado nos últimos dias deve permanecer e é resultado de um fenômeno caracterizado pela predominância de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens. “Principalmente na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nordeste paraense, as manhãs serão com o tempo firme e muito sol. As pessoas têm de se proteger do sol com protetor, chapéus e beber muita água”, reforça.

CHUVA

Assim como na Região Metropolitana, em várias partes do Estado têm ocorrido pancadas de chuvas com trovoadas e rajadas de vento. Segundo a meteorologista, as chuvas ocorrem devido o vento trazer umidade, sobretudo em regiões costeiras. Com a temperatura alta, o aquecimento provoca evaporação, ocasionando as chuvas. “São características desse mês. Mas, neste último fim de semana, a previsão é de que haja chuva apenas no nordeste e litoral”, ressalta Aylci.

TEMPERATURA

- No nordeste do Estado e arquipélago do Marajó, a temperatura máxima deve chegar a 33,7°C, às 15h. 

- Na Região Metropolitana de Belém, incluindo os distritos de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro, a máxima oscila entre 32°C e 34°C. 

- Já o sudeste paraense enfrentará um clima predominantemente seco e uma umidade relativa em estado de atenção, conforme explicou Aylci Barros. “Com a umidade assim, isso poderá causar problemas respiratórios, inclusive. A temperatura máxima pode chegar a 38°C e mínima a 19°C, principalmente em Conceição do Araguaia”, resume.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)



COMENTÁRIOS mode_comment