plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Candidatos excedentes do concurso da Polícia Militar em 2016 cobram convocações

Na última semana, foi divulgado o resultado definitivo do concurso público para admissão ao Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará, com a lista dos 2 mil candidatos classificados no concurso. Esta relação, entretanto, está sendo contestada

Na última semana, foi divulgado o resultado definitivo do concurso público para admissão ao Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará, com a lista dos 2 mil candidatos classificados no concurso. Esta relação, entretanto, está sendo contestada pelos candidatos aprovados no certame, mas que ficaram de fora da relação. Segundo eles, 689 candidatos aptos a serem policiais militares ficarão fora das ruas por decisão do Governo do Estado.

Os candidatos foram aprovados nas cinco etapas do concurso, incluindo as provas objetiva e discursiva, exames físico e psicológico, e investigação de antecedentes. Entretanto, na classificação dos aprovados, os candidatos ficaram de fora das 2 mil vagas previstas, o que, segundo eles, não deveria impedir a relação.

"O edital não especifica o que seria feito com os candidatos excedentes do concurso. Não há impedimento legal de serem contratados, caso o Governo do Estado queira. Sabemos que o Pará sofre com uma baixa no efetivo. O Estado conta com apenas 15 mil policiais, enquanto que o ideal seria 37 mil, segungo a Lei de Organizações Básicas da Polícia Militar. E convocar os excedentes seria uma atitude para reverter esse problema", afirma uma representante dos candidatos excedentes, que preferiu não ser identificada.

A representante afirma ainda que os candidados excedentes já procuraram o Governo do Estado, via Comando Geral da Polícia Militar, Casa Civil e Secretaria de Estado de Administração (Sead), porém todos deram respostas negativas.

"O Governo disse que analisaria a demanda. Até ouvimos o boato de que planejavam convocar 500 candidatos do excedente, mas acabaram dizendo não, alegando falta de recursos", continuou a representante. "Acontece que acompanhamos a reunião da Lei de Diretrizes Orçamentárias na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), quando mostraram um superávit superior a R$ 1 bilhão. Ou seja, destinar uma pequena parcela disso seria uma solução. Isso é uma questão de Segurança Pública."

Os candidatos criaram uma página no Facebook para promover a causa, em que pedem o apoio em um abaixo assinado para pedir a convocação dos excedentes.

O DOL tenta contato com o Governo do Estado e aguarda posicionamento.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias