plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dar benefícios ao funcionário aumenta lucro das empresas

Em momentos de crise, o desligamento de funcionários e benefícios para o corte de despesas, não é a única saída dos empresários. A afirmação do consultor executivo Emerson Cartagenes vai além. Ele justifica que um trabalho integrado, uma boa conversa e um

Em momentos de crise, o desligamento de funcionários e benefícios para o corte de despesas, não é a única saída dos empresários. A afirmação do consultor executivo Emerson Cartagenes vai além. Ele justifica que um trabalho integrado, uma boa conversa e uma política motivacional aos colaboradores impulsionam a carreira profissional e podem trazer bons resultados nos lucros à firma. “É necessário criar um objetivo comum. Crescer ao lado do funcionário”, argumenta.

O especialista garante que é preciso a equipe estar integrada para obter bons resultados. Para isso, a saída é criar ou manter alguns benefícios, projetos motivacionais, planos de carreira e, claro, ter diálogo. “As pessoas trabalham por um propósito. Então, é importante aliar o objetivo delas com o do empresário, que é crescer”, destaca Cartagenes.

VALORIZAÇÃO

O consultor lembra que um salário alto não é o único responsável pela satisfação do trabalhador. “Na prática, as pessoas querem se sentir valorizadas, motivadas e compreendidas”, justifica. Este mês, um caso inusitado chamou atenção no Brasil e reforçou que não é só o dinheiro que faz um trabalhador feliz. A recepcionista Andrezza Malcher, 25, trabalha em um hotel, em Belém, há seis meses. Mesmo novata, não pensou duas vezes, antes de fazer um pedido tanto incomum à gerência do estabelecimento.

Quando ela recebeu a escala de plantão de julho, notou que ficaria sem tempo para assistir a série ‘Game of Thrones’, da qual é fã. Ameaçada com esta hipótese, ela procurou uma maneira para negociar folgas, nos domingos, à noite, durante os episódios da sétima temporada. E conseguiu. “Lembrei da Copa do Mundo, que algumas empresas deram folgas. Fui pesquisar e achei interessante fazer uma carta”, explica. Sua gerente recebeu o pedido sorrindo, mas recepcionista logo alertou: “É sério!”.

A justificativa de Andrezza é que trabalhar durante a programação comprometeria sua produtividade. A solicitação foi analisada pela gerência da rede de hoteleira, no Rio Grande do Sul, e com dois dias, veio a resposta. “Me entregaram uma carta e fiquei nervosa. Mesmo sem dar a folga, conseguiram uma forma de me ajudar”, relembra.

O hotel disponibilizou os canais HBO durante toda a temporada nos televisores da recepção, no seu posto de trabalho, e mais: a sessão de cinema completa, com direito a pipoca por conta do estabelecimento. “Virou um evento. Todos querem participar. Até os hóspedes saem dos quartos para assistir com a gente”, conta.

O caso foi parar nas redes sociais e foi acompanhado por milhares de pessoas no mundo inteiro. “Vários repórteres de fora do Pará ligaram, queriam saber da história. Perdemos o controle da informação”, sorri. A temporada iniciou no último dia 16.

INTELIGÊNCIA

Estima-se que 95 mil empresas oferecem benefícios aos seus colaboradores, no País. Entre eles, plano de saúde, vale-alimentação, lanches, programas de folga. “Não é qualquer pessoa que pode ser chefe. O gestor tem de negociar, conversar. Assim, a empresa será mais produtiva”, justifica Emerson Cartagenes.

O consultor lembra que pesquisas mostram que 65% das pessoas que pedem demissão não querem se afastar da firma, e sim do líder. “O chefe tem de ter inteligência emocional. Por isso, os empresários devem ficar de olho na escolha do líder”, alerta.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias