plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader solicita mais vagas para ensino profissionalizante

O Mediotec é uma nova ação do Governo Federal derivada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que pretende ampliar o número de vagas gratuitas na modalidade presencial no ensino profissionalizante. Anunciado no fim do ano pa

O Mediotec é uma nova ação do Governo Federal derivada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que pretende ampliar o número de vagas gratuitas na modalidade presencial no ensino profissionalizante. Anunciado no fim do ano passado, o primeiro edital para contratação de novos cursos, publicado em março deste ano, previa 30 mil vagas.

Causou espanto, porém, o número de vagas destinadas ao Pará: apenas 75 para estudantes paraenses. Sem divulgação adequada, o novo programa conseguiu contratar apenas 10 mil, das 30 mil previstas.

APELO

Alertado por entidades representativas do ensino profissionalizante, o senador Jader Barbalho (PMDB) fez um apelo ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, para que seja feito um novo edital para contratação das vagas remanescentes e que o Estado do Pará seja amplamente contemplado com a nova modalidade de ensino técnico.

O Mediotec nada mais é do que o repasse de verba para que institutos profissionalizantes federais e privados ampliem o número de vagas para atender alunos de ensino médio. ”Tenho absoluta convicção de que os cursos técnicos são de fundamental importância para que os jovens possam aprender novas profissões e evitar a evasão escolar, que ainda é um dos grandes problemas da educação brasileira”, lembrou Jader Barbalho no ofícioencaminhado ao ministro.

SENADOR QUER AMPLIAR VAGAS EM RADIOLOGIA

O senador paraense também alerta para o não preenchimento de vagas para o curso de Técnico em Radiologia, devidamente solicitadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com o MEC, elas não foram preenchidas por haver legislação que determina que esta modalidade de curso técnico somente pode ser ofertada para o candidato que comprovar a conclusão do curso de nível médio ou equivalente.

PROCURA

Segundo o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, o curso de Técnico em Radiologia está entre os 10 cursos mais procurados no Brasil. “Existe uma grande demanda para esse curso, por isso solicito também ao ministro que encontre uma solução para ofertar vagas nesta área”, informa o senador.

No Brasil, apenas 8,4% das matrículas do ensino médio estão articuladas a cursos de formação técnica. A porcentagem está aquém de países europeus, onde cerca de 40% das matrículas recebem essa formação. “Temos de mudar essa realidade. Quando o jovem não tem acesso à formação técnica, mesmo que sonhe com o ensino superior, a rigor está comprometendo a sua perspectiva de futuro”, alerta Jader Barbalho.

INVESTIMENTO

O objetivo do MEC é investir R$ 1,5 bilhão em dois anos para que 500 mil novos estudantes tenham a jornada escolar prolongada para sete horas por dia. O total de escolas inscritas no programa este ano atende a 290 mil alunos. Dessas, 83 tiveram a participação negada por não atender aos critérios estabelecidos.

Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, o Brasil deve ter pelo menos 25% dos estudantes em tempo integral até 2024 no ensino médio – atualmente apenas 6,4% das matrículas são em tempo integral.

O PNE também estabelece que o Brasil deve triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público. Em 2024, o país deve ofertar 5,2 milhões de matrículas. Em 2015, era 1,8 milhão de matrículas.

(Luiza Mell/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias