plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sujas e inseguras, abandono de praças afasta visitantes

Criadas para serem espaços de lazer, algumas praças de Belém estão escuras e abandonadas. Quem mora lá reclama da situação e diz que se sente abandonado pelo poder público. Uma das mais deterioradas, a Praça Princesa Isabel, na Condor, é pouco frequentada

Criadas para serem espaços de lazer, algumas praças de Belém estão escuras e abandonadas. Quem mora lá reclama da situação e diz que se sente abandonado pelo poder público. Uma das mais deterioradas, a Praça Princesa Isabel, na Condor, é pouco frequentada.

Segundo moradores das proximidades, o local já foi ponto de turismo e visitado por pessoas de todos os bairros da cidade. Mesmo sendo um local estratégico, por concentrar o embarque para a travessia para ilhas de Belém, a praça não recebe atenção da Prefeitura há vários anos. Está escura, suja e com os bancos quebrados.

O casal Ana Beatriz, 34, e José Armando, 36, já foi assaltado várias vezes naquela área. “Levaram celular, bicicleta e até as minhas ferramentas. Os assaltos aqui são diários”, reclama Armando. Uma das mais famosas de Belém, a Praça Waldemar Henrique, na Campina, foi reinaugurada em 1999 com enfoque à musicalidade e já foi palco de diversas manifestações folclóricas.

Mas a realidade do espaço, no momento, é bem diferente. Tomada pela escuridão, o lazer no local não existe. A maior parada de ônibus da praça não tem uma única iluminação. Os poucos passageiros que se arriscam em pegar o ônibus ali reclamam da situação.

A praça Princesa Isabel também está abandonada pela Prefeitura de Belém. (Foto: Marco Santos)

PEDREIRA

No bairro da Pedreira não é diferente. A Praça Espaço da Criança substituiu as árvores que existiam no canteiro da avenida Marquês de Herval para ser espaço de convivência e recreação.

A área até que é iluminada, mas está tomada pelo mato. Os bancos estão quebrados, os brinquedos sem manutenção e o único quiosque fechou devido aos assaltos. “O mato é constante. As crianças já não frequentam mais”, diz o morador Rubens Benjamin, 49 .

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), afirma que para as praças Princesa Isabel e Waldemar Henrique há previsão de projetos de reforma e nova destinação. Já a Praça da Criança será incluída na programação de manutenção, diz a nota.

Sobre a iluminação nestes espaços, a Seurb afirma que é feita manutenção periódica, mas que enviaria equipe de manutenção para verificar as necessidades das praças.

(Leidemar Oliveira /Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias