plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Eleitores devem aproveitar veraneio para fazer biometria

Com eleitores viajando durante o verão paraense, postos de recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esvaziam e o movimento fica mais tranquilo. “É a oportunidade ideal para fazer o recadastro sem tempo de espera e sem enfrentar fila

Com eleitores viajando durante o verão paraense, postos de recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esvaziam e o movimento fica mais tranquilo. “É a oportunidade ideal para fazer o recadastro sem tempo de espera e sem enfrentar filas”, aconselha Felipe Brito, secretário de Tecnologia da Informação do tribunal.

Apesar de 30% dos eleitores da capital já terem sido recadastrados, número considerado alto pelo secretário, equivalente a cerca de 300 mil pessoas, a baixa procura no mês de julho preocupa.

Em todo o Estado, 34% do eleitorado já passaram pela revisão, o que corresponde a mais de 1,8 milhão de eleitores. Dos 144 municípios paraenses, 23 já tiveram o processo concluído, o que inclui cidades da Região Metropolitana de Belém, como Ananindeua, Marituba e Castanhal.

Outras quatro estão em processo de recadastramento obrigatório atualmente, o que implica no cancelamento do título daqueles que não comparecerem até o fim do prazo. Este é o caso de Belém e dos municípios da 24º Zona Eleitoral (Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia e Santa Maria das Barreiras), localizada no sudeste do Estado. Nesta zona, inclusive, o Tribunal está bem próximo de atingir sua meta de 80% de eleitores recadastrados. O período obrigatório nesses três municípios se encerra já no próximo dia 28 de julho, restando apenas pouco mais de duas semanas para quem ainda não fez o recadastro se regularizar.

Outros 35 municípios, incluindo cidades como Salinópolis, Abaetetuba e Acará, estão seguindo o modelo ordinário de recadastramento. Nestas zonas, a revisão biométrica não é obrigatória, mas está realizada normalmente, principalmente durante os processos de 2ª via de título, transferência e cadastro de novos eleitores.

É intenção do TRE expandir cada vez mais a infraestrutura dos postos eleitorais para que todos os municípios paraenses concluam o recadastramento. De acordo com Brito, a revisão é importante, especialmente, por evitar fraudes durante o processo eleitoral, tornando o voto ainda mais seguro. “Nesses tempos conturbados da política, é importante para o eleitor se sentir seguro ao dar seu voto. A biometria é mais uma ferramenta que pode garantir isso”, esclarece o secretário.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias