zoom_out_map
(Foto: Divulgação)

FGTS inativo movimenta agências

Domingo, 11/06/2017, 07:51:38 - Atualizado em 11/06/2017, 07:57:09

Os trabalhadores com contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nascidos nos meses de setembro, outubro e novembro, tiveram neste sábado (10) um horário especial para sacar o benefício. A Caixa Econômica Federal abriu em horário especial 30 agências no Pará. O pagamento desta 4ª fase vai injetar na economia paraense o valor de quase R$ 120 milhões.

Waldemir Costa, 46 anos, chegou cedo à agência de São Brás e enfrentou uma fila desde as 7h. A quantia sacada, mesmo não sendo alta, chegou numa boa hora. “Estou desempregado e vai dar para pagar as despesas do dia”, comemora. Há 15 anos, a autônoma Marizete Ferreira, 62, trabalhou como operadora de caixa e pediu para sair do emprego. Neste sábado, ela não escondia a felicidade de resgatar o FGTS, que será investido em um sonho: “Vou construir meu buffet e trabalhar no meu próprio negócio”, afirma. 

O cozinheiro Constantino Santos, 57, também faz planos. “Vou fazer uma reforma em casa”, diz. “Se sobrar, vou guardar também”, garante. 

Para o superintendente regional da Caixa, Guilherme Bacellar, a ação gerou poder de compra aos paraenses neste momento de crise. “Há depoimentos de sonhos sendo realizados, de quitação de dívidas e, também, uma ajuda financeira”, destaca. A 5ª e última fase dos pagamentos, para os nascidos no mês de dezembro será feita a partir do dia 14 do próximo mês. Mas atenção: o prazo final para todos os trabalhadores com FGTS inativo vai até 31 de julho. 

ATENDIMENTO

Na segunda (12), terça (13) e quarta (14), todas as agências da Caixa abrirão duas horas antes do horário normal, para atender cliente com FGTS inativo. Já as lotéricas vão funcionar em horário normal. Tem direito a fazer o resgate o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

(Roberta Paraense/ Diário do Pará)





COMENTÁRIOS mode_comment