plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Situação de Hospital em Soure é precária

Mofo pelas paredes, climatização insuficiente, vidros quebrados, banheiros precários, equipamentos defeituosos: esse foi o cenário que o Ministério Público Federal (MPF) encontrou no Hospital Municipal Menino Deus, em Soure , no Marajó, em vistoria realiz

Mofo pelas paredes, climatização insuficiente, vidros quebrados, banheiros precários, equipamentos defeituosos: esse foi o cenário que o Ministério Público Federal (MPF) encontrou no Hospital Municipal Menino Deus, em Soure , no Marajó, em vistoria realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC). A vistoria serviu para comprovar a precariedade do atendimento aos moradores da região.

O Hospital Municipal é o único para atender a população de Soure e ainda recebe a demanda de outros municípios próximos e faz atendimentos básicos de urgência e emergência, assistência ao parto normal, cesarianas, histerectomias e outras cirurgias de menor complexidade. Em casos mais graves, os pacientes têm que ser removidos de balsa para Belém.

Em Soure existe apenas uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Quando há uma remoção de paciente para a capital, a cidade fica sem transporte para doentes. O Hospital Menino Deus conta com uma ambulância própria, mas está parada desde 2014, aguardando conserto.

Com calor e sem equipamentos

O calor em quase todas as áreas do hospital é um dos principais problemas. As enfermarias para mães no pós-parto, para homens e para crianças não são climatizadas, nem a farmácia, o laboratório e a sala das enfermeiras. Até no centro cirúrgico a climatização é deficiente. Na sala de partos e na sala de cirurgias apenas um ar condicionado funciona, não sendo suficiente para manter os ambientes na temperatura adequada.

Há problemas ainda com equipamentos quebrados – como a única encubadora para prematuros ou a estufa para esterilização na área de emergências – e de carência de leitos, sobretudo na pediatria e para puérperas (mulheres no pós-parto). A vistoria feita pelo MPF integra a Itinerância Fluvial Marajó 2017, que reúne diversos órgãos públicos para atendimentos e fornecimento de serviços públicos aos cidadãos do arquipélago, onde são encontrados alguns dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

(Com informações do MPF)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias