plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Indígenas bloqueiam Estrada de Ferro Carajás

Índios da etnia Gavião, aldeias Kripei e Krijoherekateje interditam a Estrada de Ferro Carajás (EFC) à altura do quilômetro 702, no município de Bom Jesus do Tocantins, no Sudeste do Pará, desde o último domingo (28). Segundo a mineradora Vale, o bloqueio

Índios da etnia Gavião, aldeias Kripei e Krijoherekateje interditam a Estrada de Ferro Carajás (EFC) à altura do quilômetro 702, no município de Bom Jesus do Tocantins, no Sudeste do Pará, desde o último domingo (28). Segundo a mineradora Vale, o bloqueio é feito por um grupo de indígenas que pretende se separar dos Parkatêjê (da etnia Gavião, localizada na Terra Indígena Mãe Maria), para formar uma nova aldeia, processo que aguarda decisão judicial e independe da Vale.

Os índios reivindicam da mineradora o mesmo tratamento que é dispensado as outras 10 aldeias que compõem a Reserva indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins. O bloqueio impede o tráfego do trem de passageiros, de minério e de cargas em geral, e ainda de combustível que atende a postos das regiões sul e sudeste do Pará.

A Vale informa ainda que já ingressou com pedido de liminar de reintegração de posse. A mineradora afirma que desde a implantação da estrada de ferro, nos anos 80, mantém relacionamento com os Povos Indígenas tendo como base o diálogo aberto e o respeito mútuo.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias