plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Parque Zoobotânico Vale está com novos moradores

Esta semana, o Parque Zoobotânico Vale (PZV) apresenta novos moradores aos visitantes. Entre as novidades está o uiraçu-falso (Morphnus guianensis), que apresenta grande semelhança com o gavião-real. Esta é a primeira vez que o espaço apresenta exemplares

Esta semana, o Parque Zoobotânico Vale (PZV) apresenta novos moradores aos visitantes. Entre as novidades está o uiraçu-falso (Morphnus guianensis), que apresenta grande semelhança com o gavião-real. Esta é a primeira vez que o espaço apresenta exemplares desta ave rara e ameaçada de extinção.

Um grupo de macacos-aranha-cara-vermelha e uma fêmea de macaco-cuxiú também chegaram ao parque e podem ser visitados nos recintos de primatas. O PZV recebeu ainda exemplares de aves (papagaio-de-várzea; arara-canindé; arara-vermelha; arara-piranga; anacã; maracanã-pequena; ararajuba; maracanã-verdadeira e coruja-murucututu) que estão aguardando um novo espaço de exposição. A estrutura está em fase de construção.

Oriundos de um mantenedouro de fauna silvestre localizado no município de Capitão Poço-PA, estes animais foram removidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), por meio da Gerência de Fiscalização de Fauna e Recursos Pesqueiros, em cumprimento a ordem judicial. A SEMAS buscou apoio junto ao Parque Zoobotânico Vale, além de outros parques e criatórios legalizados em todo o país, procurando espaços que pudessem receber os animais.

(Foto: divulgação/Vale)

De acordo com o biólogo Tarcísio Rodrigues, os animais que fazem parte do plantel do Parque Zoobotânico podem vir de três situações distintas: entrega pelos órgãos ambientais, nascimento no próprio zoológico e permutas com outras instituições que trabalham com manejo de fauna. "É importante ressaltar que nenhum animal é capturado na natureza e colocado em cativeiro para exposição", esclarece.

O PZV está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal preservada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. O parque ocupa uma área de 30 hectares na Floresta Amazônica, com cerca de 70% de sua área de floresta nativa.

O espaço funciona todos os dias da semana, de 10h às 16h, e conta com um plantel constituído de aproximadamente 300 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos.

(Com informações da Vale)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias