plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

A19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que seria encerrada nesta sexta-feira (26), foi prorrogada até 9 de junho no Pará. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é que os municípios consigam fazer com que o Estado atinja a meta

A19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que seria encerrada nesta sexta-feira (26), foi prorrogada até 9 de junho no Pará. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é que os municípios consigam fazer com que o Estado atinja a meta mínima de 90% de vacinados.

Até às 11h de ontem (25) haviam sido vacinados 833 mil pessoas no Pará, segundo dados constantemente atualizados pelo Ministério da Saúde. Pelos dados, 52% da meta foi atingida no Pará. Esse percentual cresce a todo momento na medida em que os municípios forem lançando as doses no sistema on-line mantido pelo PNI. Em todo o País, a campanha já ultrapassou os 58%.

Segundo informe técnico da Divisão de Imunizações da Sespa, o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde enviou ao Estado 1,8 milhão de doses da vacina, que já foram distribuídas aos 13 Centros Regionais de Saúde e de lá, enviados aos municípios. Conforme explica a nota técnica, a vacina em questão é importante porque evita algumas complicações causadas pelo vírus influenza, como pneumonia e doenças cardíacas. Assim, ao tomar a vacina, a pessoa não se protege apenas contra a gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte.

O informe também lembra que a vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. Outra recomendação importante do Ministério da Saúde: as pessoas que tomaram vacina no ano passado, devem repetir o esquema esse ano, pois a ação da vacina contra a gripe leva duas semanas para funcionar e dura cerca de 9 meses. A reaplicação é necessária porque a vacina oferecida em 2017 é diferente e resguarda o organismo contra outras mutações do vírus.

PARA ENTENDER

GRUPOS PRIORITÁRIOS

* Grávidas em qualquer período gestacional, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde das áreas pública e privada, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas aldeados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e detentos, além de funcionários do sistema penitenciário.

* Também devem ser vacinadas as mulheres que tiveram bebês até 45 dias, as denominadas puérperas, e os que possuem comorbidades comprovadas por laudo médico, como doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras.

* Este ano a campanha inclui os professores, tanto da rede pública e privada, dos níveis fundamental, médio e superior.

* No Estado são 2.300 postos de vacinação fixos, além de 340 volantes e 75 fluviais , com 20.350 pessoas envolvidas, incluindo 2.010 equipes de vacinação.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias