plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Câmara Municipal faz homenagem ao Simineral

O trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) no Estado ganhou homenagem, em Sessão Especial, realizada na tarde de ontem, no Plenário Lameira Bittencourt da Câmara Municipal de Belém. Reu

O trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) no Estado ganhou homenagem, em Sessão Especial, realizada na tarde de ontem, no Plenário Lameira Bittencourt da Câmara Municipal de Belém.

Reunindo representantes do setor de mineração e autoridades, durante o evento destacou-se a significativa contribuição da atividade de mineração para a geração de emprego e renda na capital e municípios do interior, para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará e do Brasil, além da implantação de projetos sociais pela entidade.

Homenageado na sessão, o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Junior, declarou satisfação pelo reconhecimento e ressaltou que a entidade está desenvolvendo um planejamento de ações que serão executadas até 2030 em todo o Estado.

Dentre os feitos já realizados, Gomes citou o concurso de redação aplicado para mais de 15 mil alunos do ensino médio de escolas públicas paraenses, o prêmio de jornalismo promovido anualmente pela entidade, a Casa da Mineração, além da publicação inédita no Brasil, o Anuário Mineral do Pará que está a caminho da 7ª edição e tem por objetivo principal mostrar os principais avanços do setor mineral paraense.

“Como paraense, é motivo de muito orgulho e alegria estar hoje aqui na Câmara para dialogar com os vereadores sobre os 10 anos do sindicato”, pontua.

De acordo com o presidente da entidade, em uma década, o setor promoveu a geração de 290 mil empregos no Pará e, até 2022, serão gerados mais 90 mil novos postos de trabalho na área de mineração.

O Simineral também prevê investimentos na ordem de 20 milhões de dólares no Estado até 2022. Além de ser um dos maiores exportadores de minério do País, sobretudo com exportações para a China, com o trabalho desenvolvido, o setor visa tornar o Pará o maior produtor de minério do País, tendo o minério de ferro como carro-chefe da produção.

“O Pará é um Estado continental mineral. No nordeste tem mineração de bauxita e caulim em Paragominas, Rondon do Pará, Ipixuna. No Oeste, tem bauxita e ouro. No sudeste, todos os municípios têm atividades de mineração”, reforça.

Ele acrescenta que o papel do sindicato é representar as empresas do setor para dialogar com e contribuir para o crescimento da sociedade. Por exemplo, uma das ações do Simineral, em parceria com universidades, é de formar e capacitar a população paraense para atuar no setor.

A sessão foi aprovada por unanimidade pelos membros da casa. Para o vereador Igor Normando (PHS), o setor mineral é um dos grandes responsáveis pela geração do emprego e renda, movimenta a economia e mostra a vocação que o Estado possui para investir na atividade.

“A Lei Kandhir precisa que está sendo revista no Congresso Nacional. Somos um Estado rico, mas infelizmente grande parte dessa riqueza não fica aqui”, frisa Normando.

Presente na sessão, o presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias nos Estados do Pará e Amapá, José Aires ressaltou que o Simineral é o sindicato com crescimento expressivo ao longo da última década e que, apesar de ser um representante da classe dos empresários, possui uma relação próxima com os trabalhadores.

“É uma contribuição muito importante para o Estado por tudo o que o Simineral tem feito no Pará”, diz, acrescentando que existem 45 mil trabalhadores nos dois estados atuando nas indústrias.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias