plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Espaço Palmeira sofre com abandono da prefeitura

O que deveria ter sido o primeiro shopping center popular de Belém, como foi anunciado na época de sua inauguração, em 2010, em menos de 7 anos de funcionamento se tornou um mercado sujo, sem infraestrutura, inseguro e pouco frequentado. O Espaço Palmeira

O que deveria ter sido o primeiro shopping center popular de Belém, como foi anunciado na época de sua inauguração, em 2010, em menos de 7 anos de funcionamento se tornou um mercado sujo, sem infraestrutura, inseguro e pouco frequentado. O Espaço Palmeira, que ocupa um quarteirão entre a rua Padre Prudêncio e a travessa 1º de Março, na Campina, acumula uma série de problemas que atinge tantos os vendedores que dependem do local para sobreviver, quanto aos consumidores do espaço, que têm se tornado cada vez mais escassos.

A artesã Brenda Couto, 36, trabalha há 5 anos no complexo e critica as condições estruturais do lugar. “Os principais problemas são de manutenção: limpeza, fiação elétrica e até mesmo de acesso, sobretudo noturno”, elenca. Apesar de ela própria nunca ter sofrido nenhum ataque criminoso, denuncia a falta de segurança e vigilância do Espaço, uma vez que vários vizinhos já foram assaltados e saqueados.

TRISTEZA

“Outra coisa que também falta, acredito que seja a redistribuição dos lotes pra quem realmente precisa”, acrescenta Brenda, referindo-se aos vários pontos do complexo que, apesar de terem donos, permanecem sempre fechados, funcionando como depósitos. A cozinheira Wanderli Alves, 43, que possui uma lanchonete no local desde que foi inaugurado, se diz triste pelo destino que ele teve. “Um espaço tão bonito, abandonado assim. É um descaso realmente”, queixa-se a comerciante.

Um projeto de revitalização estava prometido para o complexo em 2015, mas não saiu do papel desde então. Sem perspectivas de melhoras, a saída encontrada pela Associação dos Trabalhadores Informais do Comércio de Belém, segundo seu presidente, Raimundo Freitas, foi realizar um acordo com a prefeitura. Ela concederia a administração do estacionamento do espaço para a associação que, com os recursos arrecadados, realizariam obras emergenciais na estrutura do lugar. “Já começamos o recapeamento da laje para resolver a infiltração e o prefeito se comprometeu em financiar a construção da cobertura do complexo”,conta Raimundo.

SEM PREVISÃO

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) informa que o Espaço Palmeira está incluso no projeto de recuperação do centro comercial de Belém e conta com a ajuda da própria categoria de trabalhadores informais, que já relataram as reais necessidades para o reordenamento e revitalização da área aos técnicos das secretarias municipais de Economia e Urbanismo. A Secon informa ainda que a previsão para o obra nesse espaço está sob análise orçamentária.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias