plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abandonado, Mercado de São Brás faz 106 anos

Inaugurado em 21 de maio de 1911, o Mercado de São Brás pretendia atender à demanda comercial gerada pela ferrovia Belém/Bragança nos tempos áureos do ciclo da borracha na Amazônia. Passados 106 anos da inauguração da construção encomendada pelo então int

Inaugurado em 21 de maio de 1911, o Mercado de São Brás pretendia atender à demanda comercial gerada pela ferrovia Belém/Bragança nos tempos áureos do ciclo da borracha na Amazônia. Passados 106 anos da inauguração da construção encomendada pelo então intendente Antônio José Lemos, o imponente mercado ainda resiste ao tempo, mas não sem sofrer os efeitos da falta de manutenção.

Organizados em cerca de três mil metros quadrados, aproximadamente 500 trabalhadores ainda garantem o sustento de suas famílias das atividades desenvolvidas no Complexo de São Brás. Em um único espaço, o cliente pode ter acesso a vendas de carnes e peixes, lanches, refeições, vinis e cds, produtos de mercearia, pet shops, serviços de movelaria, costura, sapateiro e o que mais estiver exposto nos boxes.

A especialidade do feirante Edilberto Guimarães, 51, está nos cds e dvds que, em muitos casos, já são raros em outros centros de comércio na capital. Encarando o mercado como sua primeira casa, já que passa mais tempo no local de trabalho do que na própria residência, ele não esquece a data que em que passou a ocupar um dos boxes. “Eu cheguei aqui no dia 31 de outubro de 1999 e desde então venho batalhando”, lembra, com orgulho. “Nós acabamos nos tornando uma grande família”, completa.

Exatamente por ter vivenciado cada mudança sofrida no prédio ao longo dos anos, a tristeza de Edilberto ao constatar a atual situação do mercado é maior. Diante das paredes com infiltrações e rachaduras, do mato que brota das próprias colunas do prédio e das vidraças danificadas, ele lamenta o abandono do patrimônio. “Ele não chegou à situação que está hoje de um dia para o outro. Ele foi se deteriorando ao longo dos anos por falta de manutenção”, aponta.

Cobrança

Presidente da Associação dos Feirantes do Complexo de São Brás e da Associação dos Feirantes de Belém, Rosana Martins conta que vários ofícios foram entregues à Prefeitura Municipal de Belém pedindo reformas para o prédio, mas não houve resposta. Ela lembra que quando o Mercado completou 100 anos, a administração municipal prometeu resolver o problema da caixa de energia do mercado, mas até hoje as fiações seguem completamente embaralhadas no local.

Apesar de alarmantes, os problemas estruturais apresentados pelo mercado não são a única preocupação dos feirantes. Rosana lembra que, hoje, a segurança é a demanda mais urgente. “Estão ocorrendo muitos assaltos. A área da emissão da carteirinha de meia-passagem já foi assaltada três vezes. Essa falta de segurança afasta os clientes”, alerta.

A técnica em enfermagem Rosângela Raiol, 60, foi ao mercado por acaso e não escondeu o medo de ser vítima de assaltos no entorno do prédio. “Fazia muito tempo que eu não vinha aqui. Eu fico com medo porque a gente vê que estão tendo muitos assaltos”, considera. “Ver um mercado tão bonito como esse maltratado é uma vergonha para Belém”, lamenta.


Para entender

Curiosidades

A construção do Mercado de São Brás foi iniciada no dia 1º de maio de 1910 e foi concluída pouco mais de um ano depois, no dia 21 de maio de 1911.

O prédio foi construído na administração de Antônio José Lemos.

O projeto e a execução da obra do mercado foi comandada pelo arquiteto italianoFilinto Santoro.

O prédio foi tombado pelo PatrimônioHistórico Municipal e Estadual em 1982.

Para entender

Respostas

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) diz que já enviou as demandas necessárias para reforma à Secretaria de Urbanismo (Seurb) para inclusão no projeto de reforma do complexo.

A Seurb está providenciando os procedimentos necessários para a contratação da empresa especializada para elaboração do projeto de restauro do mercado.

Feirantes vão comemorar mais uma data com almoço

Na intenção de ressaltar os bons momentos proporcionados até hoje pelo Mercado de São Brás, os feirantes vão se reunir para comemorar os 106 anos do espaço.
A ideia dos feirantes é fazer um almoço embalado pelo ritmo do Carimbó neste domingo, dia 21 de maio, por volta das 13 horas. “Apesar de todos os problemas esse local é muito importante para nós e queremos aproveitar esse dia para comemorar as coisas boas que ele nos proporciona”, destacou a presidente da Associação dos Feirantes do Complexo de São Brás e da Associação dos Feirantes de Belém, Rosana Martins.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias