plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Procissão de Fátima ilumina as ruas de Belém

A segunda maior romaria católica de Belém, a Procissão Luminosa, conhecida como Procissão das Velas, levou uma multidão de devotos de Nossa Senhora de Fátima às ruas de Belém, na noite do último sábado, 13. Segundo a organização, este ano o evento reuniu

A segunda maior romaria católica de Belém, a Procissão Luminosa, conhecida como Procissão das Velas, levou uma multidão de devotos de Nossa Senhora de Fátima às ruas de Belém, na noite do último sábado, 13. Segundo a organização, este ano o evento reuniu 300 mil pessoas. O ano de 2017 é considerado o ano jubilar, pois comemora os 300 anos de surgimento de Nossa Senhora Aparecida e o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima (ver box), além dos 50 anos de existência da paróquia que leva o nome da Santa, no bairro de Fátima.

TRADIÇÃO

Por ser uma programação especial, pela primeira vez a procissão saiu da Basílica Santuário de Nazaré. Este ano, a organização do evento distribuiu cerca de 3 mil castiçais de garrafas pet e mais de 6 mil velas. A tradição começou há 50 anos quando a comunidade de Fátima fazia visitações nas casas com a imagem da santa. Em cada visita costumavam acender velas como parte das orações.

Pelas calçadas, moradores se aglomeravam para ver a santa passar. Das janelas dos edifícios, velas e pétalas de rosas para saudar a imagem de Nossa Senhora. Até a tradicional chuva, que costuma cair durante a procissão, também apareceu para abençoar os fiéis. “Participo há 6 anos e sempre me sinto muito emocionada como se fosse a primeira vez”, disse a devota, Ângela Mercês, 48 anos. Com cerca de 3 km de percurso, a Procissão Luminosa durou pouco mais de duas horas até chegar ao Santuário de Fátima, no bairro de Fátima.

(Foto: Jader Paes/Diário do Pará)

PARA ENTENDER AS APARIÇÕES DE FÁTIMA

- Segundo a tradição católica, Fátima era uma freira que vivia em Portugal. Sua primeira aparição ocorreu na cidade de Lisboa, no dia 13 de maio de 1917, quando pediu a três crianças pastorinhas – Lúcia, Jacinta e Francisco - que rezassem o Terço todos os dias pela paz. As aparições se repetiram outras cinco vezes no mesmo ano. No último sábado (13), o Papa Francisco canonizou Jacinta e Francisco, que morreram logo depois das aparições.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias