plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mães têm mais dificuldade para conseguir emprego

Segundo uma pesquisa coordenada pela professora Marinalva Maciel, pesquisadora do curso de Estatística da UFPA, na zona urbana da região Norte, o fato de uma mulher ter filhos menores de 7 anos diminui em 30% sua participação no mercado de trabalho. O mes

Segundo uma pesquisa coordenada pela professora Marinalva Maciel, pesquisadora do curso de Estatística da UFPA, na zona urbana da região Norte, o fato de uma mulher ter filhos menores de 7 anos diminui em 30% sua participação no mercado de trabalho. O mesmo já não se repete na zona rural.

A pesquisadora acredita que isso acontece porque, na zona rural, outros membros da família assumem parcialmente o cuidado das crianças, situação favorecida pelos parentes residirem mais próximos uns dos outros. “Na zona urbana, devido a distância de moradia entre os familiares, isso não é possível, sendo necessária a utilização de creches. Como as creches públicas são escassas na região Norte, há uma dificuldade da mulher se inserir ou permanecer no mercado de trabalho com filhos pequenos”, conclui.

EXIGÊNCIAS

De acordo com a psicóloga e professora da UFPA, Milene Veloso, existe uma cobrança interna que muitas mulheres se fazem para que elas deem conta de tudo. Isso acontece por causa de exigências sociais direcionadas às mães.

A pesquisadora explica que a mulher tem seu espaço reconhecido no mercado de trabalho, mas ainda se vê diante de muitos desafios, como equilibrar a vida profissional e a vida maternal. “As condições para a inserção da mulher no mercado de trabalho são complexas, pois várias pressões estão presentes como a necessidade constante de qualificação e a responsabilidade com as tarefas domésticas que ainda permanece”, confirma.

Veloso defende a existência de políticas públicas mais sérias em relação às necessidades das mulheres como uma forma de amenizar os sentimentos de culpa e também proporcionar um desenvolvimento mais saudável para as crianças. “As mulheres precisam ser respeitadas, mas, além disso, precisam de creches de qualidade, remuneração mais justa, melhores condições de trabalho e principalmente relações de gênero mais igualitárias nas tarefas relação à casa e a criação dos filhos”, afirma.

Para ela, o ideal é dividir as responsabilidades com o parceiro, pois, quanto mais as mulheres permanecerem cuidando de tudo e centralizando todas as tarefas, mais difícil será transferir responsabilidades para o parceiro e a sobrecarga e o sentimento de culpa serão ainda mais fortes.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias