plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cemitérios de Belém estão abandonados

A Prefeitura de Belém, informou que 60 mil pessoas são esperadas nos principais cemitérios públicos da cidade até domingo. O DIÁRIO visitou 3 espaços na manhã da sexta-feira (12) e verificou que, apesar do mutirão de limpeza para a temporada, os locais já

A Prefeitura de Belém, informou que 60 mil pessoas são esperadas nos principais cemitérios públicos da cidade até domingo. O DIÁRIO visitou 3 espaços na manhã da sexta-feira (12) e verificou que, apesar do mutirão de limpeza para a temporada, os locais já estão com má fama de insegurança, desorganização e falta de manutenção, o que afasta e preocupa familiares que querem prestar homenagens para as mães falecidas.

A apenas dois dias da data comemorativa, poucos visitantes estavam nos maiores cemitérios e a falta de zelo é a principal explicação levantada pelos trabalhadores dos espaços. O Cemitério São Jorge, localizado na Rua da Mata com Reis Teixeira, no bairro Marambaia, é um dos piores cenários. Desde novembro do ano passado está com parte do muro lateral quebrado na rua Reis Teixeira.

ESQUECIDO

A zeladora do cemitério, Lucy Cruz, 32 anos, relatou que o São Jorge só piorou com o tempo e agora está praticamente esquecido pela Prefeitura. “Tem muito roubo perto do muro quebrado e o mato geralmente fica tão alto que não dá para enxergar longe”, contou. O motoboy Albery Correa, 29, corrobora com a denúncia. Ele visita frequentemente o filho, a mãe e a avó, que estão enterrados no jazigo da família. Ele antecipou a visita do Dia das Mães para ontem, quando fez a limpeza, trocou as flores e acendeu velas. “Agora está melhor, mas normalmente o mato é tão alto que nem dá para chegar até o jazigo”, reclamou.

No Cemitério do Tapanã, na Estrada do Tapanã, em Icoaraci, a cena se repete. A autônoma Amanda Araújo, 39, vende flores e velas na entrada e disse que é difícil ter segurança e manutenção ali. Ela está esperançosa que neste final de semana a Guarda Municipal apareça, a limpeza finalize e o movimento devisitantes aumente.

Já no Cemitério Santa Izabel, na avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá, a autônoma Luiza Marques, 45, acredita que o abandono do espaço tem provocado queda no movimento. “Ano passado estava melhor. Como tem poucos visitantes, nem pensamos em aumentar um pouco o preço, como normalmente fazemos, para ver se as vendas melhoram”, disse.

PARA ENTENDER

A Prefeitura de Belém informa que os serviços nos cemitérios para o Dia das Mães foram intensificados desde o início do mês. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) reforçou a manutenção da iluminação pública nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios Santa Izabel, Soledade, São Jorge, Tapanã, Santa Izabel de Icoaraci e São José, no Bengui. Em relação à segurança na data, está escalado um efetivo de 330 guardas municipais em sistema de rodízio em pontos estratégicos dos cemitérios.

(Alice Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias