plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tema polêmico é usado para promover festa em Belém

Festas temáticas são um tipo de evento bastante comum, inspiradas em diversos elementos, como datas comemorativas, acontecimentos recentes ou modas da internet. Entretanto, uma festa anunciada em Belém está causando polêmicas nas redes sociais, após fazer

Festas temáticas são um tipo de evento bastante comum, inspiradas em diversos elementos, como datas comemorativas, acontecimentos recentes ou modas da internet. Entretanto, uma festa anunciada em Belém está causando polêmicas nas redes sociais, após fazer alusão ao jogo "Baleia Azul", também conhecido como "jogo do suicídio". Centenas de internautas criticaram a escolha do tema, falando sobre insensibilidade com as vítimas do jogo, além de promover preconceito contra pessoas acima do peso.

Com casos registrados em todo o mundo, o jogo Baleia Azul consiste em uma série de desafios, entre assistir filmes depressivos, fazer cortes no corpo, se colocar em situações de risco, como ficar sentado na beira de prédios, até chegar ao 50° e último desafio, que é cometer suicídio. A Polícia Federal e o Minstério Público investigam a atuação do jogo no Brasil. Pelo menos três mortes no país são associadas ao jogo, todas de adolescentes, além de outros casos em que jovens chegaram perto do suicídio, sendo um deles em Ananindeua.

Na arte de divulgação divulgada na rede social Facebook, a "Festa da Baleia Azul" anuncia dois "desafios", sendo o primeiro uma promoção de entrada gratuita e bebida em dobro, e o segundo, alvo de críticas, o de que quem "levar seu amigo ou amiga gordinha vestido de azul vai ganhar R$ 500 em whisky ou cerveja".

A festa faz alusão ao jogo Baleia Azul. (Foto: reprodução/Facebook)

Da noite de quinta-feira (04) até a manhã deste sábado (06), a publicação teve mais de 700 compartilhamentos e aproximadamente 500 comentários. Os organizadores do evento receberam uma série de críticas de internautas, que acusaram o evento de machista, gordofóbico (com preconceito contra pessoas acima do peso), além de insensível à questão do suicídio. "Além de expor ao ridículo as pessoas acima do peso, ainda brinca com um jogo que tirou a vida de muitos jovens... foi muito mal", escreceu o internauta André Therezo. "Fazem brincadeira de coisa séria e ainda são preconceituosos", completou a internauta Larissa Fernanda.


Diversos internautas criticaram o tema da festa. (Foto: reprodução/Facebook)

Na postagem, muitos internautas ainda realizaram um "vomitaço", quando publicam nos comentario um emoji de vômito, para demonstrar sentimentos como nojo contra uma publicação. "Que brincadeira de mau gosto foi essa... expondo pessoas acima do peso, que, automaticamente, já sofrem por um biotipo imposto socialmente, e agora até vocês propagando e diminuindo essas pessoas".

Internautas organizaram um "vomitaço" para criticar a festa. (Foto: reprodução/Facebook)

A arte de divulgação da "Festa da Baleia Azul" mostra que ela é organizada por "Neto Entretenimento - O ministro das Promoções", e divulga o número de celular de uma pessoa identificada como "Paulinho". A reportagem do DOL ligou para o número, mas não foi atendida. Depois de pedir informações e esclarecimento via Whatsapp, o post foi retirado do ar. A reportagem ligou para o organizador Neto, mas ainda sem sucesso.

No início da noite, uma nova arte do cartaz da festa foi divulgado. Nele não havia mais os desafios que causaram indignação.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias