plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém recebe pela primeira vez obra internacional

A capital paraense recebe pela primeira vez uma sinfonia do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896): a Sinfonia nº 4 em mi bemol maior (Romântica) será apresentada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) na próxima quinta-feira (27), às

A capital paraense recebe pela primeira vez uma sinfonia do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896): a Sinfonia nº 4 em mi bemol maior (Romântica) será apresentada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) na próxima quinta-feira (27), às 20h, com entrada gratuita, em Belém.

O ineditismo da obra não é somente para a cidade, mas para o repertório da OSTP, que nos últimos 10 anos tem buscado executar obras de maior complexidade técnica, de acordo com a evolução das composições na história da música erudita. Após o início das comemorações dos 20 anos do grupo, em dezembro de 2016, este ano é dedicado aos desbravamentos musicais e a temporada 2017 conta com obras inéditas, incursões de solistas nacionais e estrangeiros, e intercâmbio de regentes.

“Existiam certas lacunas no repertório da orquestra e da cidade, como, por exemplo, as sinfonias de Bruckner, de Brahms, Mahler, o que é básico em orquestra sinfônica. Temos buscado suprir essa lacuna, e já apresentamos Strauss, com a ópera Salomé, e Wagner, com O Navio Fantasma São momentos de desbravamento, ou o catching up, para se atualizar com o resto do país. E a Sinfonia nº 4 se insere nesse contexto”, explica o maestro.

A obra foi originalmente composta em 1874, quando Bruckner - que apesar de fazer parte de uma geração germânica que tem como marca a longa duração das obras, a chamada “nova geração alemã”, não compôs óperas ou poemas sinfônicos - desejava se firmar como professor e um grande compositor em Viena. Por conta desta peculiaridade em sua trajetória, a obra foi revista e modificada diversas vezes. Em 1878, reescreveu completamente o Finale e voltou a alterar totalmente o trecho em 1880. A estreia foi em 1881, com regência do maestro wagneriano Hans Richter. E posteriormente, novas alterações foram realizadas.

“Elas variam em termo de edição e uma das justificativas para as mudanças é que a obra é de difícil nível técnico para as orquestras e para o público. Em algumas edições da partitura são feitas modificações que facilitam a obra, encurtando-a. A sinfonia demorava uma hora, no século XIX, e como as orquestras evoluíram e o público está mais acostumado a ouvir obras longas, o que se faz hoje é uma tentativa de recuperação de suas obras de forma autêntica, que recupera a vontade do compositor”, explica Miguel Campos Neto.

Serviço
OSTP apresenta Sinfonia nº 4 em mi bemol maior (Romântica), do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896)
Quinta-feira (27)
20h
Theatro da Paz
Entrada gratuita
Ingressos devem ser retirados a partir das 9h, na bilheteria da casa, no dia do evento.
Informações: 4009-8766
Realização: Academia Paraense de Música, Theatro da Paz, Secult-PA, Gov. do Pará.
Apoio: Cultura Rede de Comunicação

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias