plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Unifesspa: Jader pede mais funcionários

Dando continuidade ao cumprimento de compromissos assumidos em sua visita ao município de Xinguara, no fim de março passado, o senador Jader Barbalho (PMDB) encaminhou, ontem, ofício ao ministro do Planejamento e Gestão Orçamentária, Dyogo Oliveira. No do

Dando continuidade ao cumprimento de compromissos assumidos em sua visita ao município de Xinguara, no fim de março passado, o senador Jader Barbalho (PMDB) encaminhou, ontem, ofício ao ministro do Planejamento e Gestão Orçamentária, Dyogo Oliveira. No documento, pede a liberação, em caráter de urgência, de 156 vagas - de professores e técnicos administrativos -, para o campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Xinguara.

Na noite anterior, o senador jantou com o ministro, na residência da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), em Brasília. No encontro, Jader detalhou a necessidade de contratação de servidores para que novos cursos comecem a funcionar no campus de Xinguara. No dia 25 de março, o senador participou de uma audiência pública no município e assegurou seu empenho para viabilizar os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Geografia.

No ofício encaminhado ao ministro do Planejamento, Jader Barbalho lembrou que a liberação das vagas foi pactuada no ato de criação da Unifesspa, pela Lei nº 12.824/2013. No texto pactuado, o Governo Federal se compromete a garantir a consolidação dos campi fora da sede da Unifesspa, em Marabá, e, assim, viabilizar os cursos em processo de implementação, como é o caso do campus de Xinguara.

OBRA

Em sua visita ao município, Jader esteve na obra de construção de um prédio de 4 pavimentos com ampla estrutura, que está em fase final de construção. O prédio vai abrigar as turmas dos novos cursos da universidade. A audiência pública que contou com a participação do senador foi organizada pelo Comitê em Defesa do Campus Unifesspa, constituído por pais, professores, alunos e moradores em geral. A comunidade reivindica a garantia no orçamento da União da verba destinada à contratação de funcionários para manter a abertura de novos cursos.

“Eu assumi o compromisso com a população de Xinguara e aqui estou, encaminhando o ofício ao ministro depois de ter tido a oportunidade de conversar com ele sobre os prejuízos que o não cumprimento do que foi pactuado pela Lei gerariam para uma importante região do Pará”, afirma Jader. “Reafirmo que essa é uma luta de todos nós e estou trabalhando para garantir os novos e importantes cursos”, disse o senador.

A universidade foi criada no dia 6 de junho de 2013, como desmembramento da estrutura da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Marabá.

EMENDA DO SENADOR É ATACADA EM COMISSÃO

Jader Barbalho recebeu, ontem, em seu gabinete, em Brasília, o deputado federal José Priante (PMDB), que é relator da comissão mista criada no Congresso Nacional para analisar a Medida Provisória (MP) 756, que alterou os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, além de criar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim.

Priante comunicou que, das 15 emendas apresentadas à MP, 11 foram acatadas, incluindo a nova configuração para a limitação da APA do Jamanxim, em Novo Progresso, proposta pelo senador. Jader apresentou proposta, que amplia a área produtiva do município, reduzida pela MP para 3,9%. O texto da MP, apresentada em 19 de dezembro do ano passado, propõe a inserção de área de cerca de 230 mil hectares, que estavam fora da demarcação das unidades de conservação.

Ofício enviao por Jader tem o objetivo de viabilizar novos cursos na Unifesspa.

PRODUTORES

Ao estender este limite, a MP atingiu uma região onde estão, desde os anos 70, produtores rurais que chegaram à Amazônia com e incentivos do Governo Federal na época. “É claro que a Amazônia precisa ser preservada. Mas, mais clara ainda é a necessidade de fazer justiça com quem chegou à região nos anos 70 e 80”, destacou o senador, em encontro ontem com Priante e com produtores da região. O relatório de Priante deve ser votado na terça-feira (11).

VISITA

Estiveram no gabinete de Jader, o vice-prefeito de Novo Progresso, Gilson Dill; a presidente da Associação dos Produtores Rurais da Gleba Imbaúba e Gorotire, Mônica Corrêa; o integrante da Associação Serra Azul de Novo Progresso, Augusto Capelleti; e os produtores Neucir Rodrigues, Araci Jardim; e Rubens Fujisaki.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias