plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Marabá comemora 104 anos com grandes perspectivas

Nesta quarta-feira (5) o município de Marabá, no sudeste paraense, completa 104 anos de emancipação política e administrativa. Apesar da crítica situação financeira em que a Prefeitura Municipal de Marabá se encontra, uma programação diversificada vai mar

Nesta quarta-feira (5) o município de Marabá, no sudeste paraense, completa 104 anos de emancipação política e administrativa. Apesar da crítica situação financeira em que a Prefeitura Municipal de Marabá se encontra, uma programação diversificada vai marcar as comemorações durante 5 dias de ações culturais com a participação de artistas locais.

As celebrações iniciam às 6 horas, com alvorada, queima de fogos e um tradicional café da manhã servido à comunidade do Bairro Francisco Coelho, o “Cabelo Seco” pioneiro da cidade. A programação segue com um culto ecumênico e apresentações culturais, com participação da Banda do Centro Cultural Cine Marrocos e do Mestre Zequinha, morador tradicional do Bairro Cabelo Seco.

Ao longo dos 104 anos o município passou por mudanças econômicas, sociais, geográficas e políticas. Sobre a constante transformação no que tange a sua economia, as autoridades e especialistas que lidam diretamente com essa transformação não deixam de frisar: Marabá é uma cidade privilegiada em se tratando de situações que envolvem sua economia. As guseiras, que já tiveram grandes dias e potencializaram a economia há dez anos, já não estão mais nos planos de investimentos, pelo menos por enquanto, e principalmente após o fechamento e o alto índice de desempregados que esse legado deixou, cerca de 20 mil.

Atualmente o município vive a expectativa da chegada de novos empreendimentos como o Grupo Líder, que vai inaugurar uma loja mais home center no Dia das Mães. O grupo Carrefour vai inaugurar sua filial do Atacadão em julho deste ano, e já está com obras a todo vapor. Além disso, outro empreendimento que já está sondando as terras marabaenses é o Grupo Assai, que vem seguindo as pegadas do Atacadão Carrefour na modalidade de atacado.

REATIVAÇÃO

Para Ricardo Pugliese, chefe da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração de Marabá – Sicom, esses grandes grupos não estão vindo para Marabá à toa. Alguma coisa existe na cidade para atrair esses grandes empreendimentos. Além da logística de Marabá, que é estratégica, os empreendimentos visam atender cidades vizinhas de Marabá e até mesmo em outros estados como Tocantins e Maranhão. “O volume de operações deles é muito grande”, diz o secretário, além de ser mais fácil chegar aos portos do Norte do Brasil.

Mas a grande expectativa é a obra de derrocamento do Pedral do Lourenço no rio Tocantins, que vai viabilizar a navegabilidade durante todo o ano e vai possibilitar o escoamento de grande parte da produção agrícola e industrial da região e do centro-oeste brasileiro. Nesta terça-feira (4) o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho se reuniu com representantes do governo e da DTA Engenharia Ltda., empresa responsável pelas obras.

Na oportunidade, o ministro solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) maior celeridade nos processos. “Essa obra permitirá que nosso rio Tocantins possa ter navegabilidade durante o ano todo e trará uma repercussão absolutamente extraordinária para a região Norte. Hoje (na terça), tivemos a oportunidade de debater e, acima de tudo, cobrar para garantir com que as etapas possam ser cumpridas da forma mais célere possível”, afirmou Helder Barbalho.

(Sucursal de Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias