plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hemopa está com baixa de 40% nas doações de sangue

O estoque de sangue da Fundação Hemopa está com uma baixa de 40%. A recepção da instituição - do lado direito do térreo destinado aos doadores - está completamente vazia. Em contrapartida, o movimento é grande do lado esquerdo onde são encaminhados os pac

O estoque de sangue da Fundação Hemopa está com uma baixa de 40%. A recepção da instituição - do lado direito do térreo destinado aos doadores - está completamente vazia. Em contrapartida, o movimento é grande do lado esquerdo onde são encaminhados os pacientes com problemas ligados ao sangue.

A maioria das pessoas atendidas na instituição é portadora da anemia falciforme, doença hereditária caracterizada por alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, o que faz com que a membrana das células sanguíneas se rompa mais facilmente, causando uma anemia profunda.

É o caso dos dois filhos do autônomo Roseni Pereira, de 13 e 16 anos, moradores do município de Acará, no nordeste paraense. Os meninos tomam medicamentos específicos para amenizar os sintomas da anemia falciforme e precisam fazer transfusão de sangue, em média, a cada dois meses.

“Se não fosse essas pessoas, que doam o próprio sangue, não sei o que seria dos meus filhos. E com uma única doação, a pessoa pode salvar a vida de muita gente”, apela Roseni.

Roseni faz um apelo aos doadores de sangue para ajudar os dois filhos. (Foto: Hemopa/Divulgação)

Doar sangue: conscientizar é preciso

O desafio maior do Hemopa tem sido conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue. Em média, o hemocentro coleta cinco mil bolsas de sangue por mês.

Além dos hospitais no Pará para os quais envia sangue todos os meses, a fundação atende ainda, mais de mil pacientes hematológicos que recebem plaquetas, hemácias, plasma e são medicados na própria sede. Uma conta, que segundo o Hemopa, quase nunca fecha.

A grande preocupação é que se o quadro com baixa no estoque se manter, o abastecimento seja afetado nos hospitais.

“Quando o estoque de sangue está muito baixo, priorizamos o atendimento de urgência e emergência, ou seja, aqueles procedimentos hospitalares que precisa de sangue, mas que podem ser agendados, podem ficar comprometidos”, alerta a gerente de captação de doadores do Hemopa, Lílian Bouth.

Quem pode doar?

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de cada dois meses e as mulheres a cada três meses.

A sede do Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, bairro de Batista Campos. As doações também podem ser feitas na Estação Coleta Castanheira que fica do térreo do Pórtico Metrópole, na BR-316, km 1. O horário de funcionamento é de 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 7h30 às 17h, aos sábados.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias