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Em crescimento, Celpa sobe no ranking da ANEEL

Divulgado neste mês de março, o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostrou novamente a evolução da Celpa. Agora, a concessionária de energia do Pará ocupa a 14ª posição. Esse resultado representa uma escalada de 21 posições desde que

Divulgado neste mês de março, o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostrou novamente a evolução da Celpa. Agora, a concessionária de energia do Pará ocupa a 14ª posição. Esse resultado representa uma escalada de 21 posições desde que a empresa foi assumida por um novo grupo controlador em 2012, quando era a última colocada. O crescimento ímpar é considerado a maior evolução do setor elétrico.

Essa avaliação da ANEEL é feita com base na qualidade do fornecimento de energia elétrica de todas as 32 distribuidoras do país. No caso da Celpa, os bons indicadores foram determinantes para colocar a empresa entre as 15 melhores. A quantidade de horas que o paraense fica sem energia (DEC), reduziu em 70,9%, em quatro anos. Sobre o número de vezes em que ocorrem interrupções do fornecimento de energia (FEC), essa redução chegou a 59,8%. Comparando apenas 2015 com 2016, a redução de DEC foi de 22,16%. Já no FEC, a redução foi de 8,9%.

Os resultados favoráveis se devem, em grande parte, ao investimento feito no Estado: em pouco mais de quatro anos foram destinados cerca de R$ 2,9 bilhões em ações de expansão, melhoria do sistema e atendimento ao cliente. Esse é o maior investimento feito na história da concessionária e vem refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à população paraense.

Foto: Divulgação

Para o presidente da Celpa, Nonato Castro, o resultado é reflexo direto da boa execução dos trabalhos desenvolvidos pela empresa. “O nosso principal serviço é o fornecimento de energia elétrica e não estamos medindo esforços para chegar a um nível de excelência. Por isso, nós vamos continuar investindo em melhoria e, dessa forma, beneficiar milhares de famílias e contribuir para a economia do Estado. E o nosso intuito é chegar ao topo deste ranking”, avalia o presidente.

MELHORIAS

A atuação da empresa, em 2016, ganhou destaque com as operações especiais em períodos de festas e feriados prolongados. Um exemplo foi quando a concessionária disponibilizou dezenas de equipes extras para atuar nos dias de Carnaval, para que situações imprevistas e emergenciais envolvendo a rede de distribuição fossem solucionadas no menor tempo possível. Ações como essa também foram executadas durante as Eleições 2016, Semana Santa, Férias Escolares em julho, Natal e Réveillon. No total, essas ações mobilizaram mais de 500 equipes no Estado.

Ao longo de quatro anos que atua sob nova gestão, o trabalho desenvolvido pela empresa para melhorar o fornecimento de energia já contabiliza a construção ou ampliação de 124 subestações no Pará, além da compra de uma subestação móvel. Destacam-se ainda a energização e inaugurações de subestações no Oeste e Sudoeste do estado e na capital paraense. Também foi criado um Centro de Operações Integradas (COI), que favorece toda a operação do sistema elétrico do Pará, com a comunicação ocorrendo de forma imediata.

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