plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belo Sun: RBATV mostra comunidades esquecidas

Na terceira reportagem especial da série Belo Sun: o maior projeto de minério de ouro do Brasil, exibida ontem pela RBA TV, Otávio, segundo morador mais antigo da Ilha da Fazenda, localidade que fica no município de Senador José Porfírio, sudeste paraense

Na terceira reportagem especial da série Belo Sun: o maior projeto de minério de ouro do Brasil, exibida ontem pela RBA TV, Otávio, segundo morador mais antigo da Ilha da Fazenda, localidade que fica no município de Senador José Porfírio, sudeste paraense, reclama que mesmo às margens do Rio Xingu, quem mora ali depende de um único poço artesiano construído com recursos dos próprios moradores. “Água aqui não temos. As torneiras estão secas”, acusa o presidente da comunidade. Segundo ele, há 12 anos o Centro de Saúde da Ilha da Fazenda contava com profissionais da área para atender o povo, mas hoje não funciona e está totalmente abandonado.

Sem água potável, educação e saúde precárias, a Ilha também não possui energia fornecida pela concessionária ou pelo Governo. O único motor de luz é ligado apenas à noite, e todos os residentes ajudam na compra do óleo para mantê-la acesa.

Mesmo com tantas limitações de estrutura básica, a maioria da população vizinha ao Projeto Volta Grande acredita que a vida pode melhorar com o empreendimento da empresa canadense Belo Sun, que deve investir R$ 1,22 bilhão na extração de ouro e que terá uma produção média de cerca de 150 mil onças de ouro/ano.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias