plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Milhares de caranguejos invadem praia em Soure

  Milhares de caranguejos invadiram a praia do Caju-Una, em Soure, na Ilha do Marajó, na manhã desta quarta-feira (22). A quantidade de crustáceos chamou a atenção de quem estava no local, e rapidamente foi compartilhada na internet. De acordo com Car

Milhares de caranguejos invadiram a praia do Caju-Una, em Soure, na Ilha do Marajó, na manhã desta quarta-feira (22). A quantidade de crustáceos chamou a atenção de quem estava no local, e rapidamente foi compartilhada na internet.

De acordo com Carlos Gondim, professor de Ecologia aposentado da Ufra, e um estudioso da espécie, a movimentação intensa dos animais nessa época do ano é conhecida como “andada” ou “soatá”. Trata-se de um fenômeno natural e que acontece anualmente, próximo ao período de reprodução dos caranguejos.

“Todos os anos temos essa andada. Quando chega esse período, significa que fêmeas e machos estão receptivos à reproduzirem-se. Eles saem de suas tocas junto com a maré alta e começam a procurar parceiros”, explica Gondim.

O período da “andada” pode variar de dois a três meses, segundo o professor, reservando uma majestosa surpresa para o final.

“A última andada é composta apenas pela elegância das ‘baronesas’ (como é conhecida popularmente a fêmea caranguejo). Na perfeição da natureza, elas se lançam em direção ao mar para desovar no momento em que o pico das marés está mais alto, entre março e abril, longe de predadores”, diz o professor.

Período de defeso

O fenômeno marca o período de defeso da espécie, ficando proibido todo tipo de pesca e comercialização do caranguejo. O Ibama faz o defeso em três períodos, que vão de janeiro até o final de abril.

Durante o defeso, também fica proibido o transporte do crustáceo em todo o Estado. A proibição inclui o animal inteiro ou em partes isoladas, de qualquer origem.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias